
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Trojan, Rose Meri, 1951- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Rubio, Priscila | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:39:56Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:39:56Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89513 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89513 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa Dra. Rose Meri Trojan | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 108-114 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O objeto do presente trabalho é a formação de professores, tendo como objetivo um estudo comparado entre os cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (Brasil) e de Bacharel em Educação da Universidade St. Patrick’s (Irlanda), a fim de identificar a relação entre as necessidades apresentadas pela docência e a formação oferecida. Analisa a grade curricular de cada curso, para identificar semelhanças e diferenças entre os mesmos e a finalidade de cada tipo de formação. A metodologia utilizada é da educação comparada, seguindo as fases que o método propõe: pré-descritiva, descritiva, interpretativa, de justaposição e comparativa. A estrutura do estudo conta com uma teorização referente ao trabalho docente trazendo referências que abordam sobre o tema da formação inicial, continuada, condições de trabalho dos professores e as tendências internacionais. Posteriormente, para cada país e curso, é realizada uma análise do sistema educacional, um breve histórico da formação docente e a descrição do curso, sua grade curricular e seus componentes. Finalmente, é realizada a comparação entre os dois cursos no que se refere às estruturas curriculares, disciplinas e suas respectivas ementas e cargas horárias, e as habilitações que cada graduação proporciona | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The present work has as subject the teachers education and the objective is a comparative study between the Pedagogy course of Federal University of Paraná (Brazil) and the bachelor education of St. Patrick’s College (Ireland), analyzing the curriculum of each course to indentify similarities and differences, and the purpose of the education as well. The methodology used is the comparative education, following the steps from this method: pre descriptive, descriptive, interpretive, juxtaposition and comparative. The structure of this study has a theory part about the teacher’s work using references that talk about initial and continuing education, working conditions of teachers and international trends. After that, an analysis of the education system, the historical of teachers education and the description of the course (describing the curriculum and components) is done for each country and degree. Finally it has the comparative part, comparing both courses in differents topics, as structure, subjects and their components, and the qualifications each one provides. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo comparado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Irlanda | - |
| Título: dc.title | O currículo de formação docente no Brasil e na Irlanda | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: