Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Invernizzi Castillo, Noela, 1965- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Stankevecz, Pricila de Fátima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:45:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:45:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89512 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89512 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa Doutora Noela Invvernizzi Castillo. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 67-76 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Durante o ano 2015 a discussão sobre o currículo nacional em construção no país foi objeto recorrente de discussão, chegando à grande mídia. O currículo nacional, previsto na Constituição de 1988 e na LDB de 1996, tornou-se uma das metas do PNE aprovado em 2014. Sendo assim, em setembro de 2015 o MEC colocou em consulta pública a primeira versão da Base Nacional Comum Curricular. Neste trabalho realizamos uma pesquisa hemerografica com base nas matérias publicadas no jornal Folha de São Paulo de janeiro a dezembro de 2015 visando analisar a discussão sobre a matéria. A investigação se apoia na literatura teórica sobre a construção histórica do currículo nacional e segue até o período recente focando na produção do GT de Currículo da ANPED. Foi também realizada uma revisão documental das principais normativas que amparam o currículo nacional no país. Finalmente, a análise das matérias do jornal Folha de São Paulo buscou identificar os atores sociais envolvidos neste processo, que interesses representam, e quais foram seus principais argumentos em torno da pertinência (ou não) de um currículo nacional. Os principais achados da pesquisa mostram que o jornal priorizou as perspectivas sobre o currículo nacional defendidas por fundações (vinculadas a empresas e bancos) e organizações não governamentais em suas matérias, assim como as experiências de sucesso internacionais. Estes atores mais visíveis no debate do jornal confluíram em afirmar as melhorias e progressos que um currículo nacional poderá trazer para a qualidade da educação no país. Constatamos a remarcavel ausência da voz dos professores na discussão desenvolvida neste jornal | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Folha de S. Paulo (Jornal) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artigo de revista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Brasil | - |
Título: dc.title | Base Nacional Comum : uma análise a partir das matérias publicas no jornal "folha de São Paulo" no período de 2015 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: