
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Stoltz, Tania, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Hayashi, Paloma Caroline Ruivo Luginheski | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:17:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:17:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89509 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89509 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Tania Stoltz | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 105-112 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo procurou investigar a empatia no processo de ensino e aprendizagem no ensino médio, discutindo a importância da construção dos relacionamentos com o outro na escola. Defende o fortalecimento de aspectos de interação no ambiente educacional no sentido de auxiliar no desenvolvimento pessoal e relacional do educando durante seu processo de ensino e aprendizagem. É orientada por meio dos pressupostos da pesquisa metodológico qualitativa, por meio de observações em sala de aula, questionário e entrevistas com educadores e educandos do ensino médio, discutindo e analisando-as a partir de autores de abordagem histórico-cultural. Participaram como sujeitos da pesquisa empírica 129 alunos do ensino médio, e seis professoras de duas escolas da Rede Estadual de ensino em Curitiba, sendo três professoras de cada escola, todas lecionando no ensino médio. Com esse trabalho podemos afirmar que ainda existe uma lacuna na pesquisa da empatia no processo do ensino e aprendizagem e, foi possível encontrar resultados que possibilitaram compreender que o fator empático é muito importante para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, sendo possível perceber que a presença ou ausência da empatia acarreta consequências nas áreas pessoal e social | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio - Curitiba (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Avaliação | - |
| Título: dc.title | Empatia no processo de ensino e aprendizagem | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: