
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moro, Catarina de Souza, 1966- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Charello, Suzane Ribeiro Pontes | - |
| Autor(es): dc.creator | Souza, Mayara Geisiely Ramos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:02:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:02:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89487 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89487 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Catarina de Sousa Moro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p .124-125 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho trata sobre a organização dos espaços nas instituições de Educação Infantil, com ênfase na discussão acerca da modalidade organizativa denominada "cantos de atividades de diversificadas", destacando aspectos que devem ser conhecidos para o planejamento e elaboração de ambientes que propiciem o desenvolvimento integral das crianças. Este trabalho também apresenta e discute as propostas de organização dos espaços infantis descritos nos documentos dos Municípios de Curitiba, Florianópolis e São Paulo. Além disso, traz a experiência de duas instituições, uma particular e uma pública, no que se refere a organização dos espaços. Conclui-se que organizar os espaços e oportunizar cantos de atividades diversificadas proporciona às crianças interagir e aprender utilizando estes ambientes, assim como a partir da utilização de materiais e objetos nos momentos do brincar. Portanto, essas questões devem ser consideradas e preparadas com qualidade, focando o olhar nas necessidades e interesses das crianças | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Espaço pessoal | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
| Título: dc.title | A organização dos espaços na educação infantil : as crianças e os cantos de atividades diversificadas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: