Cantos de atividades diversificadas sob a perpectiva da criança de 3 a 4 anos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCoutinho, Ângela Scalabrin, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorPadilha, Vanessa Raisel-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Maria Rita-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:28:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:28:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/89482-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89482-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof(a). Dr(a). Ângela Maria Scalabrin Coutinho-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 39-40-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo da presente pesquisa foi analisar e compreender a perspectiva das crianças inseridas na Educação Infantil em relação às propostas pedagógicas ofertadas a elas. Para isso, foram utilizados os seguintes referenciais teóricos e metodológicos: Ângela Borba, Henri Wallon, Maria da Graça Horn, Lev Vigotsky. A coleta de dados foi feita a partir de observações nos cantos de atividades diversificadas, seguido de registros feitos por meio de falas, ações e gestos das crianças de três salas de Pré de um CMEI localizado em Curitiba. Conclui-se que a criança quando brinca, está inserida em um meio social e cultural que proporciona a ela a oportunidade de compartilhar uma vida simbólica com os que estão à sua volta. A brincadeira assim, se torna um processo de cultura. Embora cada criança possua características e singularidades próprias, quando inserida no espaço educativo tem a oportunidade de desenvolver interações que favorecem e contribuem para a vivência de novas experiências e significados. O trabalho desenvolvido pela professora por meio dos cantos diversificados proporciona às crianças uma experiência rica e significativa para seu desenvolvimento, uma vez que permite que elas recriem situações e acrescentem novos contextos e significados à brincadeira. A criança passa de elemento constituinte da brincadeira à elemento atuante da práxis educativa-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Currículos-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Avaliação-
Título: dc.titleCantos de atividades diversificadas sob a perpectiva da criança de 3 a 4 anos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.