Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schwendler, Sonia Fátima, 1967- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Nassur, Nicolle Cloé | - |
Autor(es): dc.creator | Monssão, Maria Regina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:18:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:18:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89481 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89481 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dra. Sonia Fátima Schwendler | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 48-49 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tem como objetivo compreender a educação dos povos caiçaras e identificar como o Colégio da "Ilha de Superagüi" do município de Guaraqueçaba – Paraná trabalha com a cultura e os saberes da comunidade local. Pretende-se analisar como o currículo escolar dialoga com os saberes da pratica social, se ele corresponde ás demandas da Comunidade e ainda, se está dentro das diretrizes curriculares da Educação do Campo. Os recursos metodológicos utilizados foram: questionários aplicados às educadoras e educandos/as do 3o ano do Ensino Médio do colégio acima citado e entrevista com o Pedagogo da Instituição. Além desses recursos, foram feitas revisões bibliográficas de livros, artigos e consultas nos documentos oficiais referentes à Educação do Campo, em especial os relativos à Educação Caiçara. Os dados levantados por meio das entrevistas, e as problematizações dos autores acerca do assunto nos possibilitou pontuar algumas proximidades e também nos permitiu perceber a necessidade de um projeto de educação que vise à formação dos seus agentes | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - História - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos ribeirinhos - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Paraná | - |
Título: dc.title | A educação caiçara na Ilha de Superagui | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: