
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Bruning, Camila, 1982- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia | - |
| Autor(es): dc.creator | Biermeier, Maria Jacqueline Schneider | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:14:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:14:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89429 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89429 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof. Dra. Camila Bruning | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa : Curitiba, 29/05/2024 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta uma análise crítica da Teoria da Síndrome de Burnout (TSB) desenvolvida por Christina Maslach e colaboradores. O objetivo desta dissertação foi identificar e selecionar quais obras que apresentam a TSB para, posteriormente, avaliar o conteúdo das obras selecionadas e realizar a análise crítica a partir da teoria da Economia Política de Poder e da Psicologia Crítica do Trabalho dos temas identificados para investigação. O universo a ser investigado é: 1981 - The measurement of experienced Burnout; 2001 – Job Burnout; 2005 – Banishing Burnout – Six strategies for improving your relationship with work; 2022 - The Burnout challenge – Managing people's relationships with their jobs. Após análise das 4 obras, apresentam-se 16 críticas, sendo 10 delas desenvolvidas embasadas na Teoria da Economia Política de Poder (EPP) e 6 com base na Psicologia Crítica do Trabalho (PCT). Na EPP, as categorias analíticas são: responsabilização individual, comprometimento com a gestão, visão limitada de coletividade, discurso gerencialista, sequestro da subjetividade, discurso neoliberal, teoria adequacionista, anulação das diferenças e TSB como uma ideologia. Pela PCT, tem-se as categorias de análise sobre o MBI (Maslach Burnout Inventory) como ferramenta gerencialista e a inclinação pró-gerencial da TSB demonstrado em 4 pontos: personalização, colaboracionismo, dissimulação e psicologização. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This paper presents a critical analysis of the Burnout Syndrome Theory (BST) developed by Christina Maslach et al. The aim of this dissertation was to identify and select which works present the TSB in order to subsequently evaluate the content of the selected works and carry out a critical analysis based on the theory of the Political Economy of Power and Critical Work Psychology of the themes identified for investigation. The universe to be investigated is: 1981 - The measurement of experienced Burnout; 2001 - Job Burnout; 2005 - Banishing Burnout - Six strategies for improving your relationship with work; 2022 - The Burnout challenge - Managing people's relationships with their jobs. After analyzing the 4 works, 16 critiques are presented, 10 of which were developed based on the Political Economy of Power Theory (EPP) and 6 based on Critical Work Psychology (PCT). The EPP analytical categories are: individual accountability, commitment to management, limited vision of collectivity, managerialist discourse, hijacking of subjectivity, neoliberal discourse, adaptationist theory, annulment of differences and TSB as an ideology. Through the PCT, there are categories of analysis on the MBI (Maslach Burnout Inventory) as a managerialist tool and the pro-managerial inclination of TSB demonstrated in 4 points: personalization, collaborationism, dissimulation and psychologization. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Burnout (Psicologia) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Trabalho - Aspectos psicológicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise retórica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicologia | - |
| Título: dc.title | Análise crítica da teoria da Síndrome de Burnout | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: