
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Valéria Milena Röhrich, 1969- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Marcon, Yasmin | - |
| Autor(es): dc.creator | Barcaro, Luciane Chefer | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:57:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:57:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89428 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89428 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dr. Valéria Milena Rohrich Ferreira | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 90-93 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa sobre a relação entre aspectos culturais, espaciais e sobre a infância em dois bairros da Regional do Portão. Tal pesquisa visa investigar as práticas culturais das crianças nos bairros pesquisados, um bairro com vulnerabilidades e outro com maior quantidade de famílias de classe média. Foram aplicados questionários, os quais foram realizados com as crianças e seus familiares, bem como conversas com as crianças e desenhos realizados por elas, nos dois bairros pesquisados. Os autores utilizados na análise foram Corsaro (2002a; 2009b), Bonafé (2013), Hall (1997), Sarmento (1997a; 2005b), Williams (2015), Elias (1994), dentre outros. Os resultados da pesquisa demonstraram que as práticas culturais são diferenciadas nas famílias das duas localidades, assim como o modo de usufruir de práticas culturais diferenciadas é característico de cada uma, tornando as redes de interdependência das crianças moradoras do bairro com vulnerabilidade social, mais restritas e das famílias mais próximas da classe média, mais elásticas e densas. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This is a qualitative and quantitative research about the relation among cultural, spatial and childhood aspects in two neighborhoods of the Regional do Portão. This research intends to investigate the cultural practices of the children in the neighborhoods researched, a neighborhood with vulnerabilities and another with more families of middle class. Questionnaires were applied, which were carried out with the children and their families, as well as conversations with the children and drawings made by them, in both of neighborhoods of the research. The authors used in the analysis were Corsaro (2002a; 2009b), Bonafé (2013), Hall (1997), Sarmento (1997a; 2005b), Williams (2015), Elias (1994), among others. The results of the research demonstrated that cultural practices are differentiated in the families of the two localities, as well as the way of enjoying differentiated cultural practices is characteristic of each one, making the of interdependence of children living in the neighborhood with social vulnerability more restricted and families more closer to the middle class, more elastic and dense. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura e meios de cultura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
| Título: dc.title | Práticas culturais e infância na cidade de Curitiba, com crianças da Regional do Portão | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: