Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Knoblauch, Adriane, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Lowen, Karine | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-06-03T20:18:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-06-03T20:18:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89421 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89421 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Adriane Knoblauch | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 34-37 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho tem o objetivo de analisar as diretrizes curriculares para Ensino Religioso (ER) em nível Nacional e Municipal, fazendo também um contraponto com a prática exercida nesta disciplina em uma escola municipal de Curitiba. Para a análise documental foi feita uma breve retrospectiva histórica sobre o ER e legislações relacionadas no Brasil. As diretrizes nacionais abordadas foram os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER), elaboradas pelo Fórum Nacional Permanente para o Ensino Religioso (FONAPER). Já no âmbito de Curitiba foram analisadas as Diretrizes Curriculares para o Ensino Municipal e o Plano Curricular Provisório, na parte que diz respeito ao ER. Para a pesquisa de observação da realidade foi escolhida uma escola municipal com profissional específico para o ER, onde foram realizadas entrevistas com a professora, grupos focais com alunos e observações das aulas em si. A análise foi feita a luz de vários teóricos como Cury (2004), Pauly (2004), Ranquetat Jr (2008) e outros. O objetivo era analisar as diretrizes e ver até que ponto elas influenciam o trabalho da professora de ER nesta escola em específico. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino religioso - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diretrizes curriculares - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
Título: dc.title | O ensino religioso : diretrizes curriculares e a realidade em uma escola municipal em Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: