O ensino religioso : diretrizes curriculares e a realidade em uma escola municipal em Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKnoblauch, Adriane, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorLowen, Karine-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-06-03T20:18:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-06-03T20:18:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/89421-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89421-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Adriane Knoblauch-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 34-37-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho tem o objetivo de analisar as diretrizes curriculares para Ensino Religioso (ER) em nível Nacional e Municipal, fazendo também um contraponto com a prática exercida nesta disciplina em uma escola municipal de Curitiba. Para a análise documental foi feita uma breve retrospectiva histórica sobre o ER e legislações relacionadas no Brasil. As diretrizes nacionais abordadas foram os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER), elaboradas pelo Fórum Nacional Permanente para o Ensino Religioso (FONAPER). Já no âmbito de Curitiba foram analisadas as Diretrizes Curriculares para o Ensino Municipal e o Plano Curricular Provisório, na parte que diz respeito ao ER. Para a pesquisa de observação da realidade foi escolhida uma escola municipal com profissional específico para o ER, onde foram realizadas entrevistas com a professora, grupos focais com alunos e observações das aulas em si. A análise foi feita a luz de vários teóricos como Cury (2004), Pauly (2004), Ranquetat Jr (2008) e outros. O objetivo era analisar as diretrizes e ver até que ponto elas influenciam o trabalho da professora de ER nesta escola em específico.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino religioso - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDiretrizes curriculares - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Título: dc.titleO ensino religioso : diretrizes curriculares e a realidade em uma escola municipal em Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.
Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas

Avaliação

1 2 3 4 5

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.