Recursos educacionais abertos (REA) : contribuições para a formação de professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCamas, Núria Pons Vilardell, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Kristina Desirée Azevedo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:58:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:58:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-15-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/89405-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89405-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa Dra Nuria Pons Vilardell Camas-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 44-49-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objeto de estudo os Recursos Educacionais Abertos (REA). Partiu-se da questão norteadora se as produções bibliográficas brasileiras como teses artigos e dissertações têm definido para o uso pedagógico os Recursos Educacionais Abertos (REA).De modo a se tentar responder à questão apresentada tomamos, como objetivo geral de pesquisa, entender como os Recursos Educacionais Abertos (REA) são definidos para o uso pedagógico. Para atingirmos o objetivo geral, determinamos como objetivos específicos: buscar e analisar o que se pesquisou acerca de REA; licenças abertas como Creative Commons (CC) e repositórios institucionais (RI) e como os REA implicam na formação de professores. Por meio da abordagem de pesquisa qualitativa, buscaram-se, enquanto método de pesquisa, analisar diferentes fontes documentais e bibliográficas que dessem conta da questão apresentada. Conclui-se que é necessário desenvolver maiores pesquisas relativas ao uso pedagógico de REA para se poder comprovar o uso pedagógico e nortear o trabalho nas escolas para o uso de REA.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias da educaçao-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Meios auxiliares-
Palavras-chave: dc.subjectRepositórios institucionais-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Título: dc.titleRecursos educacionais abertos (REA) : contribuições para a formação de professores-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.