
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Godoy, Elenilton Vieira, 1973- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Costa, Edicléia Xavier da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:23:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:23:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-13 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89361 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89361 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Elenilton Vieira Godoy | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/03/2024 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo se insere na linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná. Tem como objetivo tecer compreensões sobre o currículo de matemática proposto nas Diretrizes Curriculares do Paraná, por meio das ações dos processos de formulação e de implementação desta Política Curricular, no período de 2003 a 2010. Para a concretização desta proposta foram realizadas entrevistas com professores de matemática, que atuaram como técnicos pedagógicos nessa área na Secretaria de Estado da Educação, no período citado. A partir dessas entrevistas, intencionou-se constituir narrativas sobre os processos de formulação e implementação das diretrizes, visando constituir fontes históricas. Da produção dessas narrativas, destacamos: a participação coletiva dos profissionais da educação, de diferentes esferas, no debate na produção desta política curricular; além da formação continuada de cunho colaborativo, por meio do diálogo entre pares, entre a mantenedora, os núcleos e as escolas, bem como, pela elaboração de materiais de cunho pedagógico pelos profissionais das escolas, num Ambiente de Aprendizagem Colaborativa. Ressalta-se que, na produção das fontes orais e no percurso analítico, foram aplicados os procedimentos e parâmetros teórico-metodológicos da História Oral, conforme a perspectiva que vem sendo desenvolvida pelo Grupo de História Oral e Educação Matemática (GHOEM). | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present study is part of the research line Culture, School and Formative Processes of the Graduate Program in Education (PPGE) of the Federal University of Paraná. It aims to weave understandings about the mathematics curriculum proposed in the Curricular Guidelines of Paraná, through the actions of the processes of formulation and implementation of this Curricular Policy, in the period from 2003 to 2010. In order to implement this proposal, interviews were conducted with mathematics teachers, who worked as pedagogical technicians in this area at the State Department of Education, in the mentioned period. From these interviews, it was intended to construct narratives about the processes of formulation and implementation of the guidelines, aiming to constitute historical sources. From the production of these narratives, we highlight: the collective participation of education professionals, from different spheres, in the debate on the production of this curriculum policy; in addition to continuing education of a collaborative nature, through dialogue between peers, between the sponsor, the centers and the schools, as well as through the elaboration of pedagogical materials by school professionals, in a Collaborative Learning Environment. It is noteworthy that, in the production of oral sources and in the analytical path, the theoretical-methodological procedures and parameters of Oral History were applied, according to the perspective that has been developed by the Oral History and Mathematics Education Group (GHOEM). | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculos - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Curriculos - Planejamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historia oral | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Um olhar para a matemática nas diretrizes curriculares do Estado do Paraná : um estudo das ações que as antecederam e constituíram | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: