Ensino por investigação : uma abordagem sobre evolução humana e os mecanismos genéticos associados à diversidade aplicada ao Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTureck, Luciane Viater, 1984--
Autor(es): dc.contributorSantos, Mariana Perez dos, 1995--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorBernsdorf, Isabela Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:49:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:49:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/89300-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89300-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Luciane Viater Tureck-
Descrição: dc.descriptionCoorientador:-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo procurou investigar os aspectos do processo de ensino e aprendizagem associados a aplicação de uma sequência didática que trabalhou o conteúdo de evolução e genética, previsto na matriz curricular do terceiro ano do ensino médio. O método de ensino inovador utilizado neste trabalho foi o ensino por investigação, pautado na elaboração de questionamentos e busca por respostas por parte do aluno, sendo o papel do professor planejar e conduzir todo o processo. A sequência didática foi aplicada em uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Curitiba, utilizando questionários diagnósticos no começo e no final da sequência. Apenas resultados dos dados qualitativos foram satisfatórios, demonstrando que a sequência teve impactos na argumentação dos alunos. Como conclusão do trabalho, os resultados obtidos podem agregar informações e contribuir para discussões no campo do ensino e da educação, além do trabalho em si ter contribuído diretamente para a aprendizagem dos participantes-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Metodologia-
Palavras-chave: dc.subjectRacismo-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Título: dc.titleEnsino por investigação : uma abordagem sobre evolução humana e os mecanismos genéticos associados à diversidade aplicada ao Ensino Médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.