Sinergias e diferenças : uma análise entre as funções de marketing e design em empresas

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Autor(es): dc.contributorDidonet, Simone Regina, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Marketing-
Autor(es): dc.creatorGrupp, Ynara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:05:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:05:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/89293-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89293-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Simone Regina Didonet-
Descrição: dc.descriptionMonografia (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Marketing-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A saturação do mercado e aumento da concorrência resultante da globalização e aproximação entre empresas e consumidores levou muitas organizações a enfrentarem impactos internos. Para lidar com esse cenário, o marketing foi utilizado como uma ferramenta de desenvolvimento de estratégias eficientes para adaptação ao novo mercado. Enquanto o marketing lida diretamente com a construção de relacionamentos com clientes, nos últimos anos o design tem sido cada vez mais valorizado por organizações que buscam a resolução de problemas por meio da funcionalidade, usabilidade e criação de produtos que encantam os consumidores. Ambas as áreas interagem em organizações, compartilhando do objetivo de entregar produtos e serviços que atendam a necessidades. Esta pesquisa buscou compreender as responsabilidades de cada área, assim como definir as suas semelhanças e diferenças. Para isso, foi realizado uma revisão literária e teórica, assim como quatro entrevistas com profissionais de design e de marketing. Por meio dos resultados obtidos nas entrevistas foi possível delimitar as responsabilidades das áreas a partir das experiências dos entrevistados, definindo possíveis conceitos do que se é esperado de cada disciplina dentro de organizações, assim como o que tornam as áreas semelhantes e diferentes. Além dos objetivos de pesquisa estipulados na presente monografia, durante a realização das entrevistas surgiu uma nova análise referente ao desvio de função e competências exigidas para profissionais de marketing e design devido à falta de clareza nas distinções entre as áreas-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Palavras-chave: dc.subjectConcorrência-
Título: dc.titleSinergias e diferenças : uma análise entre as funções de marketing e design em empresas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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