A música e a sua influência no processo de ensino/aprendizagem e no desenvolvimento sociocultural de estudantes da educação pública : caminhos percorridos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Luiz Everson da, 1973--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artes-
Autor(es): dc.creatorSantos, José Luiz de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:32:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:32:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-06-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/89288-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89288-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Luiz Everson da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Artes-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O trabalho intitulado "A música e a sua influência no processo de ensino/aprendizagem e no desenvolvimento sociocultural de estudantes da rede pública: caminhos percorridos" apresentado como parte final do Curso de Licenciatura em Artes da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral tem como objetivo principal mostrar uma vivência em arte-educação no Colégio Estadual Professora Zilah dos Santos Batista no município de Paranaguá/PR durante os anos de 2012 e 2013 e uma aproximação teórica acerca da importância que a linguagem musical exerce sobre o processo de ensino/aprendizagem de estudantes da rede pública bem como sua influência na formação sociocultural dos mesmos. A finalidade é contribuir para o desenvolvimento de costumes e atitudes na Educação Básica. O projeto foi estruturado em três eixos: pesquisa, exploração e descrição. Além de um estudo e aplicação de formas alternativas de abordagem do ensino musical, destacando-se a música corporal, paisagem sonora e experimentação vocal. Todo este processo de pesquisa se deu pela falta de experiência docente e a dificuldade em trabalhar com a linguagem musical em sala de aula. Usar a música na busca de amenizar estas indagações vem como algo fundamental dentro do contexto abordado, bem como a melhoria na socialização e expressão dos estudantes. Também será apresentado o planejamento das aulas ministradas durante o processo de pesquisa do projeto de aprendizagem e aplicação dos planos de aula, além de depoimentos adquiridos através de questionários respondidos por alunos e professores que participaram do projeto. Logo, serão apresentados os resultados adquiridos em todo processo.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectArtes - Litoral Paranaense (PR : Mesorregião)-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica - Instrução e estudo-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Título: dc.titleA música e a sua influência no processo de ensino/aprendizagem e no desenvolvimento sociocultural de estudantes da educação pública : caminhos percorridos-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.