Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hilger, Thaís Rafaela, 1982- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Vanessa Patrícia dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:47:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:47:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89271 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89271 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Thaís Rafaela Hilger | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 19/02/2024 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Educação em Ciências e em Matemática | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Mata Atlântica brasileira é atualmente um dos biomas que mais sofre com a degradação ambiental no mundo e o estudo das representações sociais associadas ao bioma têm muito a agregar em uma sociedade, pois podem fornecer indícios de alterações nas representações e atitudes direcionadas ao ambiente, além de potencializar ações de educação ambiental que considerem as representações dos sujeitos como ponto de partida. Neste trabalho, buscamos via abordagem qualitativa de pesquisa promover uma aprendizagem significativa de conteúdos e compreender de que forma uma sequência didática afeta as representações sociais de estudantes em relação ao bioma Mata Atlântica. Para tal, utilizamos como instrumentos de constituição de dados uma revisão sistemática, uma sequência didática sobre o bioma Mata Atlântica e observações. A pesquisa foi realizada junto a alunos de duas turmas de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Curitiba-PR. Os dados constituídos revelam que as representações dos participantes encontram-se em movimento entre naturalista e globalizante e nos fornecem indícios de aprendizagem significativa de conteúdo conceituais e procedimentais | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The Brazilian Atlantic Forest is currently one of the biomes that suffers most from environmental degradation in the world and the study of social representations associated with the biome has a lot to add to a society, as it can provide evidence of changes in representations and attitudes towards the environment, in addition to to enhance environmental education actions that consider the subjects' representations as a starting point. In this work, we seek, from a qualitative research approach, to promote meaningful learning of content and understand how a didactic sequence affects students' social representations in relation to the Atlantic Forest biome. To this end, we used a systematic review, a didactic sequence on the Atlantic Forest biome and observations as data creation instruments. The research was carried out with students from two 7th year elementary school classes at a public school in the city of Curitiba-PR. The data revealed that the participants' representations are in movement between naturalistic and globalizing and provide us with evidence of significant learning of conceptual and procedural content. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem perceptiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meio ambiente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Título: dc.title | Representações sociais estudantis a respeito do bioma Mata Atlântica a partir de uma sequência didática | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: