Contribuições de Henri Wallon para o trabalho pedagógico na segunda infância

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSouza, Nelly Narcizo de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorMazzaron, Larissa-
Autor(es): dc.creatorSilva, Júlia Assis da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:18:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:18:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/89264-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89264-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profª Drª Nelly Narcizo de Souza-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 45-48-
Descrição: dc.descriptionResumo : Reconhecidamente a psicologia do desenvolvimento tem em seu aporte teórico uma gama de autores com grande influência na área educacional e de desenvolvimento infantil, sendo um importante referencial de suporte para a formação do pedagogo e do professor. Assim e, ao considerar que a infância é importante etapa do desenvolvimento humano e que a Educação Infantil deve estar atrelada tanto a aspectos pedagógicos quanto de promoção do desenvolvimento este trabalho teve como universo de discussão a segunda infância analisada a partir de um dos autores da psicologia do desenvolvimento. Logo, o objetivo principal dessa monografia foi investigar na teoria Henri Wallon, possíveis aproximações e contribuições para a prática docente na Educação Infantil, enfatizando o período da segunda infância e a fase do personalismo. Ao priorizar a fase denominada por esse autor como a do personalismo, buscou – se relacionar de modo teórico e qualitativo, aspectos fundamentais dessa perspectiva com documentos e pesquisas a respeito da Educação Infantil e da segunda infância. Isso de modo a que se verificasse a viabilidade de realizar aproximações teórico – praticas relevantes para a formação do pedagogo. Como considerações produzidas ao longo desse trabalho, foi possível perceber que o referido autor tem muito a contribuir para um melhor entendimento e atendimento à criança pequena; tanto do ponto de vista da formação do professor e do pedagogo; como do entendimento das diferentes fases de desenvolvimento e aprendizagem pelas quais a criança passa; bem como, no que se refere à própria organização do atendimento e dos espaços de atendimento a crianças com pouca idade.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectEducadores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectWallon, Henri, 1879-1962-
Título: dc.titleContribuições de Henri Wallon para o trabalho pedagógico na segunda infância-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.