Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Daniel, Leziany Silveira, 1978- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Albano, Jéssica Thaís de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:33:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:33:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89261 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89261 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Leziany Silveira Daniel | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 36-37 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Baseado nas vivências no campo de estágio na Educação Infantil e na problematização do desenho como mecanismo que contribui para a construção da linguagem escrita da criança, esse trabalho expõe algumas reflexões possíveis sobre os elementos teóricos e práticos do olhar de profissionais que atuam nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) de Curitiba, contribuindo ainda para as pesquisas na área de ensino. Os escritos também foram fundamentados com textos de teóricos como Vygotsky (1991), Ferreiro (1993), Sans (2014), Iavelberg (2013) e Meredieu (2006). O objetivo desse trabalho é compreender como o desenho, prática comum nos Centros Municiais de Educação Infantil, pode contribuir para a construção da linguagem escrita das crianças entre 4 e 5 anos. A metodologia da pesquisa caracteriza-se do tipo descritiva com uma abordagem predominantemente qualitativa. Os questionários que embasam esse trabalho foram respondidos por 10 profissionais da Educação Infantil de 5 CMEI’s diferentes. Os resultados indicam a compreensão desses profissionais sobre a importância do desenho para a criança e o apontamento de contribuições dessa ferramenta enquanto instrumento simbólico, de desenvolvimento motor e momento de expressão de sentimentos das crianças. Constatou-se a necessidade de documentos que especifiquem as contribuições do desenho para a construção da linguagem escrita da criança e orientem as práticas em relação ao uso desse instrumento. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : Established on the stage field on Child Education and the problematic of drawing as a tool that helps the construction of the child's writing language, this project shows some possibles reflections about theorist and practical elements in professionals viewing acting in the Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS’s) in Curitiba contributing in researches in the education area. The writing was based on theorist texts like Vygotsky (1991), Ferreiro (1993), Sans (2014), Iavelberg (2013) and Meredieu (2006). The intent of this project is to comprehend how the drawing, common practice in these centres, can contribute to the construction of the oral and writing language in the children around 4 and 5 years old. The research methodology characterize as descriptive qualitative predominant approach. The questionnaires that based this Project was answered by ten professionals of Child Education in five diferente CMEI’s. The results point the comprehension of these professionals about the matter of the drawing to the children and the contribution from this tool as a symbolic instrument to the motorial development and children feeling expression. Was encountered the requirement of documents that assign the contribuition of the drawing to the children writing language construction that guide the practices about the using of this instrument. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Creches | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | O desenho na educação infantil : relações com a construção da linguagem escrita da criança | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: