Soberania alimentar : perspectivas da Escola Latinoamericana de Agroecologia

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Autor(es): dc.contributorSchwendler, Sonia Fátima, 1967--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorAmaral, Mariana Ribeiro do-
Autor(es): dc.creatorMainardes da Silva, Jéssica Lorena-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:34:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:34:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/89260-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89260-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Sônia Fátima Schwendler.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 48-51-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho de conclusão de curso foi realizado na Escola Latino-americana de Agroecologia (ELAA), localizada no Assentamento Contestado, território do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. (MST). Esta pesquisa objetivou sistematizar as perspectivas da Escola sobre o conceito de Soberania Alimentar, como teoria e prática dialogam entre si e a importância da Agroecologia para os Movimentos Sociais do Campo. A metodologia de estudo de caso foi referenciada pelo suporte bibliográfico, com leituras específicas, e documental, com o estudo da proposta pedagógica. O trabalho de campo foi feito nas vivências de dois seminários, em que um deles era parte do componente curricular e o outro um grande encontro comemorativo de 11 anos da Escola, onde se reuniram estudantes de agroecologia oriundos de diversas organizações do campo da América Latina. O caráter formativo da educação agroecológica vivenciada por estes/as estudantes constitui uma expressão da Educação do Campo, que inclui o debate da cultura, do trabalho e das lutas sociais camponesas nos processos educativos. A Soberania Alimentar se constituiu a partir de uma disputa conceitual, no bojo das relações sociais de poder, em que a luta pela alimentação saudável configura-se em um movimento dialético de luta pela transformação social.-
Descrição: dc.descriptionResumen : Este trabajo de conclusión de curso fue realizado en la Escuela Latinoamericana de Agroecología (ELAA), ubicada en el Asentamiento Contestado, territorio del Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST). Esta investigación buscó sistematizar las perspectivas de la Escuela sobre el concepto de Soberanía Alimentaría, cómo teoría y práctica dialogan y la importancia de la Agroecología para los Movimientos Sociales del Campo. La metodología de estudio de caso fue en base al soporte bibliográfico, con lecturas específicas, y documental, con los estudios de la propuesta pedagógica. El trabajo de campo fue realizado en las vivencias de dos seminarios, en que uno de ellos era parte del componente curricular y el otro un grand encuentro conmemorativo de once años de la Escuela, donde se reunieron estudiantes de agroecología de diversas organizaciones del campo de América Latina. El carácter formativo de la educación agroecológica vivenciada por esos estudiantes constituyó una expresión de la Educación del Campo, que hace parte el debate de la cultura, del trabajo y de las luchas sociales campesinas en los procesos educativos. La Soberanía Alimentaria se constituyó a partir de una disputa conceptual, en el centro de las relaciones sociales de poder, en que la lucha por la alimentación saludable se configura en un movimiento dialéctico de lucha por la transformación social.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMovimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectSoberania alimentar-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas agricolas-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculos - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectAção social - Projetos - Avaliação-
Título: dc.titleSoberania alimentar : perspectivas da Escola Latinoamericana de Agroecologia-
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