A campanha gift shop Balanciaga e as pinturas de Goya : um estudo comparativo dos papéis do grotesco

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJohn, Valquíria Michela-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Autor(es): dc.contributorMottin, Thamiris Regina-
Autor(es): dc.creatorFerro, Cristina Leticia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:12:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:12:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/89174-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89174-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profª Drª Valquíria Michela John-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este artigo realiza uma análise comparativa entre dois conjuntos imagéticos que se utilizam da estética do grotesco: a campanha Gift Shop da Balenciaga e as pinturas de Goya, considerando seus respectivos contextos socioculturais e históricos, com o intuito de discutir o uso do grotesco na publicidade e entender a estratégia do choque e sua repercussão dentro do contexto social. O desenho metodológico da pesquisa se norteia pela perspectiva da análise comparativa (Fachin, 2006) e a técnica utilizada é a de análise da imagem, proposta por Martine Joly (2007), considerando seu modo de produção de sentidos. Como operadores teóricos para a construção do modelo de análise, partimos das discussões sobre o Grotesco como linguagem na Arte e na Comunicação. A pesquisa verificou as características em comum nas definições do grotesco de Kayser, Eco e Sodré, reafirmando seu sentido artístico, e as características do sensacionalismo de Danilo Angrimani. O primeiro, com aspectos artísticos, se fez presente no grotesco das obras de Goya e o segundo, sensacionalista, se revelou na campanha analisada, representando também um ataque aos direitos fundamentais da infância-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectArte comercial-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade-
Palavras-chave: dc.subjectArte e indústria-
Título: dc.titleA campanha gift shop Balanciaga e as pinturas de Goya : um estudo comparativo dos papéis do grotesco-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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