Ensino de ciências da natureza e perspectiva Waldorf : um panorama teórico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorGomes, Maryane Wielewski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:27:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:27:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-01-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/89171-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89171-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Odisséa Boaventura de Oliveira-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biologicas, Curso de Graduação em Ciências Biologicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre o ensino de ciências naturais na pedagogia Waldorf, focando nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Para isso se analisará o conteúdo escolar dos presentes anos e a metodologia empregada, comparando com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia utilizada foi a Pesquisa Bibliográfica, com foco na análise documental. Os resultados apontam que a metodologia adotada pela BNCC é a da investigação, enquanto que a da Pedagogia Waldorf é a fenomenologia de Goethe, que se baseia em três passos: a observação do fenômeno em todos os sentidos, a elaboração dos resultados dessa observação e a conclusão sobre o que ocorre no fenômeno. Quanto aos conteúdos, a BNCC divide os conteúdos de ciências em três unidades temáticas:Terra e Universo, Vida e Evolução, Matéria e Energia, enquanto a Pedagogia Waldorf divide em Fisica, Química e Ciências. Concluiu-se que a pedagogia Waldorf pode ser considerada uma alternativa ao ensino tradicional uma vez que trata o aluno como único e diferente, exercitando a liberdade, criatividade, independência e o pensamento crítico-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectWaldorf, Metodo de educação-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectCiências - Estudo e ensino-
Título: dc.titleEnsino de ciências da natureza e perspectiva Waldorf : um panorama teórico-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.