Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Jussara Maria Tavares Puglielli, 1952- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Cardoso, Izabel Cristina Barros | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:38:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:38:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89168 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89168 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa Dra. Jussara Maria Tavares Puglielli Santos. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 55-57 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A partir da necessidade de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC foi contatada a Professora /Doutora Jussara Ma Tavares Puglielli Santos do Departamento de Planejamento e Administração Escolar da UFPR, para verificar a possibilidade de orientação e indicação de temas. Dentre os tópicos mencionados, o Uso Pedagógico da Hora Atividade foi o tema escolhido para ser pesquisado, devido tanto à sua importância pedagógica para os professores e para o pedagogo, quanto à atualidade da temática, pois, muito recentemente foi ampliada a carga horária de 20% para 33%. Entende-se hora-atividade como um espaço/tempo reservado para estudos, planejamento, formação continuada, correções de trabalhos e avaliações dos alunos e demais atividades docentes. Trata-se de uma conquista histórica dos professores brasileiros, pois contribui para melhoria do trabalho pedagógico e para a qualidade de vida desses profissionais da educação. Entendendo a importância da hora-atividade para o desempenho do trabalho profissional dos professores, o objetivo desta pesquisa foi investigar as compreensões que professores, pedagogo e diretor escolar tem sobre a Hora-Atividade a partir de suas positividades e limites. A pesquisa centrou-se em um estudo de caso realizado em uma escola da rede municipal da cidade de Curitiba no estado do Paraná. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professores, pedagogo e diretor escolar para compreensão do significado do termo Hora-Atividade ou Permanência (termo utilizado na Rede Municipal de Curitiba), das atividades realizadas, dos avanços e limites dessa conquista profissional. Os dados coletados foram analisados a partir da literatura consultada para compreender suas implicações no trabalho pedagógico realizado no ambiente escolar. Os resultados apontaram que os profissionais têm consciência da hora-atividade como uma conquista histórica para não sobrecarregá-los na realização de suas tarefas diárias. Reconhecem a importância da formação continuada em serviço, mas revelaram que o tempo não é suficiente para desenvolver todas as atividades necessárias e inerentes ao seu exercício profissional, sendo necessários momentos fora da escola. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalhos escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Recreação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
Título: dc.title | Hora-atividade : um estudo de caso em uma escola da Rede Municipal de Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: