
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Stoltz, Tania, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Ruthes, Guilherme | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:02:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:02:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89155 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89155 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Tania Stoltz. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 61-64 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho de conclusão de curso se propõe a analisar o modelo de Educação Minimamente Invasiva, proposta educativa que apresenta o pressuposto de que crianças aprendem por meio da interação com o outro, principalmente pares. O projeto "Hole in the Wall" foi desenvolvido na Índia entre os anos de 1999 e 2004, e utilizava computadores conectados à internet, instalados em áreas públicas e de livre acesso para as crianças que frequentavam seus arredores, buscando identificar se estas crianças poderiam aprender habilidades computacionais por conta própria. Buscamos identificar principalmente os conceitos de educação minimamente invasiva e de aprendizagem auto organizada através dos artigos e trabalhos que foram publicados sobre o assunto. Este modelo educacional é bastante próximo da teoria construtivista pelo foco na interação entre indivíduos e computadores, desenvolvendo seu aprendizado através desta interação e da interação com pares. Concluímos que este modelo pedagógico, centrado no aluno, poderia ser adaptado para ser aplicado, experimentalmente, junto à educação básica regular no Brasil. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This course conclusion work has proposed to perform a bibliographical revision about the Hole in the Wall project, which took place in India during the years 1999 to 2004, making use of computers connected to the internet, installed in public areas and with free access to all the children that attended the surrounding areas, looking forward if the children were able to learn computer skills on their own. We looked to identify mainly the concepts of minimally invasive education and self organized education, through articles and papers published about the subject. This educational model is close to the constructivist theory, for the focus on the interaction between individuals and computers, developing their knowledge by this interaction and by the interactions with peers. It was possible to verify the learning of the children by themselves and identify the chance to adapt this model to be used at basic education, in formal schooling, as a student centered model. We concluded that this pedagogical model could be adapted to be applied, experimentally, at regular basic education. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Metodos de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores de educação infantil | - |
| Título: dc.title | Aprendizagem e educação minimamente invasiva : o exemplo do projeto "buraco na parede" | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: