Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bruel, Ana Lorena de Oliveira, 1974- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Arving, Izabele Caroline Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:26:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:26:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89150 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89150 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Ana Lorena Bruel | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 56-58 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo procura compreender as escolhas familiares por escolas que possuem prestígio diante da comunidade em que estão inseridas e perante a burocracia educacional. Trata-se de uma investigação, realizada na cidade de Curitiba, com o objetivo de compreender os mecanismos que influenciaram a escolha das famílias dos estudantes por duas escolas públicas da rede municipal de ensino. A reflexão é importante porque há uma hierarquização entre as escolas, em que umas são mais disputadas que outras. As instituições de ensino de prestígio selecionam na entrada e ao longo da escolarização seu alunado, em um processo de homogeneização, contribuindo para a estratificação escolar. As escolas de maior seletividade dependem de outras que recebam os alunos e alunas que não obtiveram matrícula. Nos estabelecimentos de prestígio há um forte sentimento de diferenciação entre as demais instituições de ensino. Esta distinção é revelada na capacidade dessas de produzir credenciais socialmente valorizadas, que contribuem para as desigualdades educacionais. A pesquisa contou com a realização de entrevistas com pais, mães e responsáveis por estudantes das duas instituições selecionadas. Os dados obtidos indicam que parte das famílias entrevistadas escolheu ativamente a escola, buscando estratégias para garantir a vaga na instituição que pretendia. As famílias e responsáveis demonstraram uma boa ou ótima avaliação das escolas. Foi possível observar também que não há consenso em relação à política de georreferenciamento da distribuição dos estudantes nas escolas, pois alguns entrevistados se posicionaram favoráveis ao procedimento e outros contrários. Considera-se que o estudo contribui para conhecer a percepção das famílias sobre a escolha da escola e, ainda que não permite generalizações, indica a necessidade de continuidade de estudos na área. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
Título: dc.title | Escolas de prestígio : uma reflexão sobre as escolhas familiares | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: