Análise das relações raciais em livros didáticos de língua portuguesa 13 anos após a lei 10.639/03

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Autor(es): dc.contributorSilva, Paulo Vinicius Baptista da, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorSilva, Isabella Sacramento da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:19:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:19:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/89149-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89149-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Vinícius Baptista da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 79-80-
Descrição: dc.descriptionResumo : A lei n° 10.639/03 compõe um conjunto de dispositivos legais voltada para a concretização de uma Educação das Relações Étnico-Raciais nas escolas, porém, ainda tem alcance limitado nos materiais didáticos. Partindo desta premissa, este trabalho se baseou em revisão atenta da literatura analisando personagens negras/os e brancas/os nos livros didáticos de Língua Portuguesa do 5o ano do Ensino Fundamental aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2010, investigando as relações raciais existentes e possíveis formas de hierarquização existentes entre personagens brancos/as e negros/as. Após uma análise quantitativa e qualitativa, constata-se ainda uma sub-representatividade da população negra e a preferência por personagens brancos para a representação humana. Entende-se que a invisibilidade desta/es personagens, da cultura afro-brasileira e a imposição de uma "branquidade normativa" nos livros didáticos, são formas de racismo na escola e que podem afetar diretamente na trajetória escolar e na vida das/os alunas/os negras/os.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : Law n° 10.639 / 03 comprise a set of legal provisions aimed at the achievement of Education of Racial-Ethnic Relations in Brazilian schools, however, is still has a limited presence in the teaching materials. On this assumption, this work was based on careful review of the literature analyzing black characters the and white them in Portuguese textbooks 5th year of elementary school. The, investigation was about the race relations and possible forms of hierarchy between white and black characters. After a quantitative and qualitative analysis, were still observed an under- representation of black people and the preference for white characters to human representation. It is understood that the invisibility of these characters, the African- Brazilian culture and the imposition of a "normative whiteness" in textbooks discourses, are forms of racism in school and that can directly affect the school life and the lives of black students.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Conduta-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Livros e leitura-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino-
Título: dc.titleAnálise das relações raciais em livros didáticos de língua portuguesa 13 anos após a lei 10.639/03-
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