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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Luciana Monteiro do | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artes | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, Mariane Bassfeld Maceno | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:25:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:25:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89061 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89061 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Luciana Monteiro do Nascimento | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Artes | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este Artigo tem por objetivo propor metodologias como suporte didático ao educador de ensino de artes visuais, para alunos com baixa visão incluídos no ensino básico do primeiro ciclo do ensino fundamental, tomando-se como base os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). É apresentado um breve histórico do ensino da arte no Brasil desde o Século XV com as oficinas de artesãos, até os dias atuais com a obrigatoriedade do ensino de artes para toda a Educação Básica. Neste contexto são comentados os currículos de artes visuais e a inclusão escolar, enfocando o acesso das crianças com baixa visão. São apresentados aspectos da preparação do docente que trabalha com alunos inclusos e a importância da diversidade de estratégias didáticas. Como proposta de novos materiais e estratégias para o ensino de artes com alunos com baixa visão foram produzidos materiais didáticos adaptados. Os critérios utilizados para a confecção dos materiais incluíram: tamanhos, formas, cores, contrastes, texturas e relevos. Também foram exploradas as técnicas de produção, fruição e reflexão. Os resultados indicaram uma participação efetiva e inclusiva de todos os alunos nas práticas propostas. O fato dos objetos apresentarem cores, tamanhos e limites bem contrastantes assegurou aos alunos a capacidade de resposta e contribuiu com a sua evolução cognitiva durante o desenvolvimento dos testes. Os materiais e as metodologias foram também avaliados positivamente por profissionais de arte e de educação que indicaram a possibilidade do seu uso em classes regulares com alunos inclusos com baixa visão. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This article aims to propose methodologies to support the educator of visual arts for students with low vision included In the first cycle of basic education, taking as base the PCN's – Parâmetros Curriculares Nacionais / National Curriculum Parameters. It presents a brief history of the teaching art in Brazil since the Fifteenth century with the workshops of artisans, until the present day with the mandatory teaching of arts for all Basic Education. In this context, examines the visual arts curriculum and school inclusion, focusing on access and retention of children with low vision in regular schools, beyond the aspects of preparation for teachers included working with students and the importance of diversity strategies didactic. As proposed methodology for the teaching of students with low vision were produced teaching materials adapted. Criteria used for the manufacture of materials included: sizes, shapes, colors, contrasts and textures. Have also been explored techniques of production, fruition and reflection. The results indicated effective participation and inclusive of all students in practical proposals. The fact that objects presenting colors, sizes and limits contrasting well assured students responsiveness and contributed their cognitive evolution during the development of study. The materials and methods were also positively evaluated by art professionals and education indicated the possibility of their use in classrooms with students included with low vision. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Artes - Litoral Paranaense (PR : Mesorregião) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Título: dc.title | Material didático adaptado para o ensino de artes visuais aos alunos com baixa visão incluídos no primeiro ciclo do ensino fundamental | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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