Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Romanelli, Guilherme Gabriel Ballande, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Ferraz, Giovanna do Monte | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:02:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:02:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89019 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89019 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Guilherme Gabriel Ballande Romanelli | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 36-37 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tem por objetivo analisar a importância da educação musical no desenvolvimento da criança e os desafios deste processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Fundamental. Compreende a música como parte das civilizações mais antigas sendo considerada na Grécia uma disciplina tão importante quanto Filosofia e Matemática. A música se manifesta em diversos ambientes como, por exemplo, igrejas, festas etc e está muito presente no ambiente escolar. A musicalização proporciona fácil aprendizagem e desenvolvimento da criança, promovendo a formação da personalidade bem como, estimula o conhecimento. Após a reforma da lei 5.692/71 que alterou a música na Educação Básica deixando de ser disciplina, foi introduzida na época, a disciplina de "Educação artística" na qual soma o ensino da música com artes visuais, teatro e dança. Após a Lei no 9.394/96 recolocou Arte enquanto disciplina, porém, sendo um profissional polivalente para ministrar as aulas. Em 2008, foi alterada a 9.394/96 para a Lei 11.769/08 destacando que música teria de ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo do currículo brasileiro e finalmente, em 2016, a Lei 13.278 traz a obrigatoriedade das quatro linguagens: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Percebe-se que o aluno quando convive com a música desde pequeno sente-se familiarizado, e desse modo já se inicia o trabalho de criatividade, raciocínio e outros estímulos que a música proporciona. É deste modo que a música, quando trabalhada em sala de aula como no Ensino Fundamental, é um meio facilitador de ensino- aprendizagem que estimula o aluno no aprender. Portanto, pode-se dizer que inserindo a música no ambiente escolar facilitará a aprendizagem do aluno. A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental deve assegurar a musicalização no processo continuado de aprendizagem e desenvolvimento das crianças para que desse modo todo o processo seja prazeroso, estimulando a criatividade através do lúdico. Diante dessa compreensão, questiona-se por que a música não é utilizada com tanta frequência nas salas dos anos iniciais do fundamental? Por que o ensino somente é utilizado pelos professores de Arte? A realização dessa pesquisa se desenvolve por estudos de caso e multicasos, além de análises de autores que dissertam sobre essa temática | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
Título: dc.title | "Quando a escola perde o encanto" : considerações sobre o espaço da música na transição entre a educação infantil e o início do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: