Cultura Afro-Brasileira e Africana no ensino de história : abordagens em livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorPrado, Franciele de Fátima Kososki do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:34:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:34:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/89015-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89015-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Nadia Gaiofatto Gonçalves-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências p. 76-81-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta pesquisa irá abordar questões da Lei 10.639/03 e seus documentos norteadores. Uma breve história sobre a África será apresentada sobre diversos assuntos. Também sobre o ensino de história de como deve ser trabalhado, abordado e contextualizado com os alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Um breve resumo sobre o livro didático será abordado para entendermos mais sobre história, produção, distribuição, etc.; deste material. Todo esse embasamento é necessário para que fosse possível fazer a análise das coleções que foram escolhidas, a fim de perceber os efeitos da Cultura Afro- Brasileira e Africana no Ensino de História para os anos iniciais. Sabemos que essa temática é recente, mas as pesquisas sobre a mesma estão aumentando. A ficha de avaliação que se encontra em anexo nesta pesquisa e que nos ajudou na análise das coleções, é de grande importância para avaliar se uma obra está de acordo com as necessidades dos alunos em diversas questões inclusive se a abordagem da história e cultura afro-brasileira e africana está adequada e em conformidade com a lei-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAfricanos - Brasil - História-
Palavras-chave: dc.subjectLivros-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria - Estudo e ensino-
Título: dc.titleCultura Afro-Brasileira e Africana no ensino de história : abordagens em livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.