Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Prado, Franciele de Fátima Kososki do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:34:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:34:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89015 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89015 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Nadia Gaiofatto Gonçalves | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências p. 76-81 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa irá abordar questões da Lei 10.639/03 e seus documentos norteadores. Uma breve história sobre a África será apresentada sobre diversos assuntos. Também sobre o ensino de história de como deve ser trabalhado, abordado e contextualizado com os alunos das séries iniciais do ensino fundamental. Um breve resumo sobre o livro didático será abordado para entendermos mais sobre história, produção, distribuição, etc.; deste material. Todo esse embasamento é necessário para que fosse possível fazer a análise das coleções que foram escolhidas, a fim de perceber os efeitos da Cultura Afro- Brasileira e Africana no Ensino de História para os anos iniciais. Sabemos que essa temática é recente, mas as pesquisas sobre a mesma estão aumentando. A ficha de avaliação que se encontra em anexo nesta pesquisa e que nos ajudou na análise das coleções, é de grande importância para avaliar se uma obra está de acordo com as necessidades dos alunos em diversas questões inclusive se a abordagem da história e cultura afro-brasileira e africana está adequada e em conformidade com a lei | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Africanos - Brasil - História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Cultura Afro-Brasileira e Africana no ensino de história : abordagens em livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: