Gestão democrática na educação infantil : um estudo sobre a visão de uma comunidade acerca do papel da gestão de um Centro Municipal de Educação Infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCordeiro, Andrea Bezerra, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorBarini, Fernanda Zaratin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:20:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:20:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/89013-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89013-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Andréa Cordeiro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 82-85-
Descrição: dc.descriptionResumo : O objetivo deste trabalho foi analisar como a comunidade escolar percebe o papel da gestão de um Centro Municipal de Educação Infantil localizado no município de Pinhais. Para tanto, discute-se o conceito de gestão democrática na Educação Infantil, identificando-se a percepção da comunidade a respeito da gestão da escola. A pesquisa é de caráter bibliográfico, documental e de campo, com abordagem qualitativa. Para tanto, foi analisado o Projeto Político Pedagógico da instituição e realizada coleta de dados junto às famílias de crianças. Foi entregue um questionário com perguntas abertas a 150 famílias de crianças, versando sobre o tema da pesquisa. Os autores que deram apoio teórico à discussão foram Lück (2011), Campos (2010), Kuhlmann (2010), Hengemuhle (2010) e Oliveira (1998), dentre outros. Os resultados da análise apontaram em relação à necessidade de a gestão melhorar em aspectos específicos como a segurança dos crianças da instituição, propondo-se uma integração entre comunidade e escola mais significativa e menos padronizada-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCreches-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo de casos-
Título: dc.titleGestão democrática na educação infantil : um estudo sobre a visão de uma comunidade acerca do papel da gestão de um Centro Municipal de Educação Infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.