
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Andrea Bezerra, 1971- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Sabei, Evana Gabrielli | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:50:06Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:50:06Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89011 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89011 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof.a.Dra. Andréa Bezerra Cordeiro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 55-58 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho, realizado com base na análise e reflexão de pesquisas bibliográficas concernentes ao tema, tem por objetivo analisar o espaço e tempo do brincar e de que forma este contribui para o desenvolvimento infantil. Tratar-se-á, inicialmente, da importância do brincar, passando em seguida para o desenvolvimento da criança através do brincar. Expondo consecutivamente a cultura do brincar e como este afeta o desenvolvimento social da criança. Em momento posterior, apresentar-se-ão a questão do educador como mediador das brincadeiras; Verificar o papel do brinquedo e a forma que ele vem sendo tratado na instituição, tendo em vista considerar o brinquedo como um instrumento de aprendizagem espontânea que contribui no desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais. Finalizando esse capítulo, apresento o brincar na perspectiva do educador. Por fim, será versado sobre o espaço e tempo no brincar e por sequência, como o brincar é considerado dentro do espaço e tempo na perspectiva do educador do Município de Curitiba, sendo ele um facilitador no processo de aprendizagem | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This work, carried out based on the analysis and reflection of bibliographical research related to the theme, aims to analyze the space and the time to toy and how this contributes to child development. Will be explored initially in this study the importance of to toy, passing then to the development of the child through of the act of playing. Exposing consecutively the culture of to play and how this affects the social development of the child; In later moment, will be presented the question of the educator as mediator of the games. Furthermore, will be explored the role of the toy and the way this has been handled in the institution, in order to consider the toy as a instrument of spontaneous learning that contributes to the development of cognitive, motor and social skills. Finishing this chapter, will be presented the act of playing in the perspective of the educator. Lastly, will be versed on the space and time to toy and by sequence, how to toy is considered within the space and time from the perspective of the educator of the Municipality of Curitiba, him being a facilitator in the process of learning. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brincadeiras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Avaliação | - |
| Título: dc.title | A importância do brincar : o espaço e o tempo para o desenvolvimento infantil | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: