Análise histórica sobre o currículo numa perspectiva interdisciplinar nos ginásios vocacionais (1961-1969)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInvernizzi Castillo, Noela, 1965--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorCavalcante, Elisandra Karine-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:50:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:50:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/89010-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89010-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Dra. Noela Invernizzi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 50-53-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão histórica sobre os Ginásios Vocacionais, um projeto educacional desenvolvido entre 1961 e 1969 no estado de São Paulo. Investigamos as origens desse projeto no momento histórico em que está situado e examinamos sua proposta curricular inovadora. Com esse propósito foram feitos breves resgates históricos sobre a história da educação nas décadas de 1950 e 1960, que foram momentos definitivos e transformadores na educação. Após de contextualizada, apresentamos a experiência dos Ginásios Vocacionais desde seu surgimento até a sua extinção, focando no seu projeto pedagógico inovador centrado numa proposta curricular interdisciplinar aliada a formação continuada e envolvimento escola/comunidade. Mostramos que a proposta se vincula estreitamente com o processo político da época. A pesquisa foi baseada na revisão bibliográfica sobre o tema e documentos do Acervo Histórico do Centro de documentação e informação científica– PUC-SP-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This work consists of a brief historical presentation on the "Ginásios Vocacionais", an educational project developed between 1961 and 1969, in the state of São Paulo, investigating its origins in the historical moment that is situated and its curricular innovation. Brief historical rescues were made on the history of education in the 1950 and 1960 that were definitive and transforming moments in education. After contextualizing, we present the experience of the Vocational Gymnasium from its inception to its extinction, focusing on the following innovative aspects: interdisciplinary curricular proposal, continuing education and school / community involvement, based on the political process of the time. The research was based on the bibliographic review on the theme and documents of the Historical Collection of CEDIC - PUC - SP.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectArquivos-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Currículos-
Título: dc.titleAnálise histórica sobre o currículo numa perspectiva interdisciplinar nos ginásios vocacionais (1961-1969)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.