Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sagatio, Sandra Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Estephany Zerger | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:30:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:30:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/89009 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/89009 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Sandra Guimarães Sagatio. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 48-50 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Pretendemos apresentar neste trabalho o desenho como um instrumento de investigação das dificuldades de aprendizagem do aluno, analisando a relação do papel da família no contexto escolar deste aluno, auxiliando assim o professor a detectar possíveis problemas de aprendizagem. Busca investigar como esses déficits podem prejudicar a aprendizagem e desenvolvimento cognitivo escolar do aluno, além de demonstrar a importância da relação família – escola, na construção e acompanhamento do desenvolvimento integral do aluno. Para isso, a partir de uma revisão bibliográfica, abordamos a importância da família no desenvolvimento emocional da criança e como influencia na aprendizagem, discutimos também o papel do desenho no desenvolvimento emocional e cognitivo de crianças na faixa etária analisada, de cinco a seis anos de idade. Para atingir o objetivo do trabalho de destacar o desenho como instrumento de investigação de dificuldades no processo ensino aprendizagem influenciados por um desconforto de ordem familiar, além da base teórica, o estudo conta com dados empíricos. A pesquisa foi realizada com uma turma de 1o ano de Ensino fundamental- Séries Iniciais, em uma escola particular de Curitiba, que atende desde berçário, criança de 6 meses até o quinto ano do Ensino Fundamental. Os dados foram colhidos a partir da aplicação de dois desenhos para os alunos, com intervalo de um mês, o primeiro referente ao desenho de sua família e o segundo um desenho de uma família, não necessariamente a sua, os alunos também contribuíram respondendo um questionário e com a intenção de conhecer o uso do desenho na prática pedagógica da professora da sala e traçar um perfil de sua turma, também foi aplicado um questionário. Pode – se observar a partir das interpretações dos desenhos, traços característicos que podem ser sinal de alerta para os profissionais da área da educação, para uma investigação cuidadosa e tentativa de amenizar aquilo que é representado pela criança e algumas vezes confirmados em suas respostas nos questionários e que pode prejudicar seu desenvolvimento | - |
Descrição: dc.description | Abstract : We intend to present in this work the drawing as an instrument of investigation of the learning difficulties of the student, analyzing the relation of the role of the family in the school context of this student, thus helping the teacher to detect possible learning problems. It seeks to investigate how these deficits can impair student learning and cognitive development, as well as demonstrate the importance of the family - school relationship in the construction and follow - up of the student 's integral development. To do this, based on a bibliographical review, we discuss the importance of the family in the emotional development of the child and how to influence learning, we also discuss the role of design in the emotional and cognitive development of children in the analyzed age range, from five to six years of age. age. In order to achieve the objective of the work to highlight drawing as an instrument of investigation of difficulties in the learning teaching process influenced by a discomfort of family order, in addition to the theoretical basis, the study relies on empirical data. The research was carried out with a class of 1st year of elementary school - Initial Series, in a private school in Curitiba, which serves from nursery, child from 6 months to the fifth year of Elementary School. Data were collected from the application of two drawings for students, with interval of one month, the first referring to the drawing of their family and the second a drawing of a family, not necessarily their own, students also contributed by answering a questionnaire And with the intention of knowing the use of the drawing in the pedagogical practice of the teacher of the room and to draw a profile of its class, a questionnaire was also applied. It can be observed from the interpretations of the drawings, characteristic traits that can be a warning sign for professionals in the area of education, for a careful investigation and attempt to soften what is represented by the child and sometimes confirmed in their answers in the questionnaires And that may hinder its development. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
Título: dc.title | O desenho como instrumento de investigação de dificuldades no processo de ensino aprendizagem influenciados por desconfortos emocionais de ordem familiar em crianças do 1° ano de alfabetização do ensino fundamental - séries iniciais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: