
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Sérgio Gregório da, 1958- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
| Autor(es): dc.creator | Cezar, Paulo Aprigio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:14:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:14:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88995 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88995 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Sérgio Gregório da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A função cognitiva representa as funções mentais mais elevadas adquiridas ambientalmente pelo cérebro humano abrangendo uma série de atividades e processos. Durante o envelhecimento, ocorre um processo de declínio cognitivo podendo avançar para doenças neurodegenerativas. O exercício físico (EF) vem sendo reconhecido como uma estratégia não farmacológica que pode ser usada para melhorar a saúde cerebral de indivíduos idosos. O objetivo desta revisão narrativa é investigar o efeito crônico do EF e seus respectivos mecanismos fisiológicos na função cognitiva de indivíduos idosos com diferentes condições clínicas. Para tanto, foram realizadas buscas na base de dados Pubmed sendo usadas palavras-chave pertinentes ao tema. O EF induz alterações morfofuncionais positivas no cérebro por meio de três principais mecanismos, a saber: elevação da atividade neuronal, elevação do fluxo sanguíneo cerebral, e liberação de exercinas dos tecidos periféricos, tendo o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) como molécula-chave nesses processos fisiológicos. Os efeitos do EF no cérebro humano ainda não estão totalmente compreendidos; a literatura atual vem produzindo resultados discrepantes com relação ao tema. Futuros estudos são necessários para que haja um entendimento mais pleno do assunto | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exercícios físicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Envelhecimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cognição | - |
| Título: dc.title | O papel do exercício físico na função cognitiva de idosos e seus possíveis mecanismos : revisão narrativa da literatura | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: