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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Aoki, Alexandre Rasi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica em Energias Naturais Renováveis | - |
| Autor(es): dc.creator | Dias, Francisco Elson Caldeira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:38:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:38:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-19 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88969 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88969 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Alexandre Rasi Aoki | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização Gestão Estratégica em Energias Naturais Renováveis. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A mobilidade elétrica consiste na substituição gradativa dos veículos movidos a combustão por veículos movidos a eletricidade, bem como na implantação de um ecossistema para dar suporte a esses veículos. Veículos elétricos têm diferentes autonomias, seja em km ou em kWh, e formas de carregar as baterias. Considerando o Estado de Minas Gerais como objeto de estudo, são avaliadas as principais rodovias, autonomias dos veículos e tipos de carregadores visando estabelecer um critério de escolha de local para a instalação de estações de recarga veicular ou Eletropostos, permitindo assim que proprietários de veículos elétricos, em viagens entre estados, possam transitar pelas rodovias de Minas Gerais e utilizar a rede de Eletropostos para recarregar seus veículos elétricos. O Estado de Minas Gerais não possui, de forma incentivada, uma rede de estações de recarga distribuídas nas principais rodovias da sua malha viária, diferentemente de programas implantados por convênios com fabricantes de veículos elétricos e carregadores, empresas de distribuição de energia elétrica em outros estados, não possuindo até o momento programas de incentivos, privados ou públicos. Atualmente existem apenas iniciativas isoladas de alguns fabricantes de carregadores veicular, fabricantes e estabelecimentos comerciais para implantar Eletropostos, bem como iniciativas isoladas de associações de usuários de veículos elétricos em disponibilizar, mediante acordos e convênios, alguma infraestrutura para recarga de veículos, como por exemplo, tomadas de alimentação de corrente alternada do tipo industrial para o uso de carregadores portáteis pelos viajantes quando circulando pelas rodovias do Estado de Minas Gerais. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Veículos elétricos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transporte urbano | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Eletricidade | - |
| Título: dc.title | Estudo de viabilidade e definição de metodologia para implantação de estações de recarga para veículos elétricos na malha viária de Minas Gerais | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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