Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ross, Paulo, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Tedesco, Dayane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:33:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:33:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88960 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88960 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Paulo Ricardo Ross | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 52-59 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tem como objetivos analisar as práticas pedagógicas, procedimentos e recursos que contribuem para a aprendizagem e a participação do aluno com baixa visão. Desmistificando conceitos equivocados que envolvem cegos e pessoas de baixa visão, que muitas vezes não têm seu lugar definido na sociedade. Apresentando aspectos da historicidade, contexto social, familiar e escolar do aluno com baixa visão, como ele "vê", e qual seu olhar sobre o mundo que o rodeia, como percebe a si mesmo e como interage com as pessoas. Realizou-se uma pesquisa de campo no CRAID- Centro de Atendimento Integrado aos Deficientes; que auxilia com o serviço de Estimulação Visual com a aplicação de questionário aos professores que trabalham neste local. Foi possível constatar que os alunos desenvolvem sua atenção visual de forma dinâmica, desenvolvendo aos poucos sua autonomia, conseguindo assim realizar as tarefas do dia a dia. Em parceria com família X escola é possível obter grandes resultados | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This study aims to analyze pedagogical practices, procedures and resources that contribute to the learning and participation of students with low vision. Demystifying misconceptions involving the blind and low-vision people, who often do not have their definite place in society. By presenting aspects of the historicity, social, family and school context of the student with low vision, how he "sees", and what his / her look at the world around him, how he perceives himself and how he interacts with people. A field survey was carried out at the CRAID - Integrated Center for the Disabled; Which assists with the Visual Stimulation service; With the application of a questionnaire to the teachers who work in this place. It was possible to observe that the students develop their visual attention in a dynamic way, gradually developing their autonomy, thus achieving the tasks of day to day. In partnership with family X school it is possible to obtain great results. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças com deficiência visual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Título: dc.title | Atendimento educacional de alunos com baixa visão | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: