Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Daniel, Leziany Silveira, 1978- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Franciele de Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Dayane Cristine da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:59:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:59:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88959 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88959 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof.a Dra. Leziany Silveira Daniel. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 78-80 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho discute acerca da importância do planejamento na Educação Infantil, assim como, entender a organização do espaço como elemento necessário na aprendizagem e desenvolvimento das crianças que frequentam os Centros Municipais de Educação Infantil da Rede Municipal de Curitiba. Para melhor apresentar o tema e aprofundarmos os estudos sobre esse tema realizamos uma pesquisa de caráter qualitativa e quantitativa, mediante aplicação de questionário, com dois CMEIs da Cidade de Curitiba, cuja proposta foi perceber como os trabalhos nesses Centros de Educação são desenvolvidos, quais os elementos que os profissionais atuantes levam em consideração ao elaborar seus planejamentos e assim analisarmos essas respostas, através de documentos e autores que norteiam e embasam o trabalho com essa temática – planejamento de espaços e cantos na educação infantil – e desta forma, poder afirmar a importância de abranger e planejar a organização dos espaços dentro e fora de sala. Entende-se que as crianças necessitam de um ambiente seguro, acolhedor e instigante, que promova autonomia e aprendizados significativos | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This dissertation is about the importance of planning at Pre-School education and the understanding of space organisation as a necessary component for learning and development of children at the Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) of Curitiba city. In order to deepen the discussion about this theme, we did both qualitative and quantitative researches by applying questionnaires to teachers of two CMEIs. The objective was to understand how the work at those Centers is developed and which elements are considered by the teachers during the planning phases. Then, we could analyse the responses together with documents and authors that lead this theme - space organisation at Pre-School education - in order to assess the importance of planning the space organisation inside and outside the classroom. It is understood that children need a safe, cosy and stimulating environment, promoting autonomy and significant learnings. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo de casos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Título: dc.title | A organização do espaço no planejamento do professor de educação infantil dos Centros Municipais de Educação (CMEIS) Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: