
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Cunha, Josafá Moreira da, 1978 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Dhaniele Thamara Saraiva | - |
| Autor(es): dc.creator | Nunes, Daniely Alves | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:10:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:10:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88956 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88956 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Josafá Cunha. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 43-46 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo teve como eixo central a violência e a prática do bullying na escola, buscando compreender o contexto do clima escolar como contribuintes desses fatores e, a partir disso, analisar práticas pedagógicas que se tornam cabíveis em relação ao enfrentamento da violência e do bullying, e também na organização de um clima escolar favorável aos estudantes, à aprendizagem e à comunidade que os cercam. Analisamos estas questões em uma Escola Estadual na região de Curitiba-PR, a metodologia utilizada com os estudantes para a pesquisa foi a abordagem quantitativa através de questionários, além disso, utilizou-se uma entrevista semiestruturada com duas pedagogas da escola. Em relação aos resultados quantitativos, o que mais chamou atenção foi o alto índice de bullying relatado pelos alunos e alguns aspectos do clima escolar, como fatores de relacionamento agressivo entre professores e alunos e falta de gestão democrática. Quanto a entrevista com as pedagogas, destacou-se o tratamento leviano de comportamentos agressivos e o bullying como brincadeiras. Com o embasamento teórico acerca de Abramovay (2003), Berger e Lisboa (2009), Brunet (1999), Fante (2005), Galvão et al (2010), entre outros, e com os resultados da pesquisa, foi possível constatar que as escolas vêm se debatendo na tarefa de "afrontar" os diários episódios de violência, não dispondo de ações eficazes de enfrentamento. Dessa forma, buscou-se dialogar sobre práticas pedagógicas que possam auxiliar num clima escolar positivo e enfim, no enfrentamento à violência e ao bullying no âmbito escolar | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This study focuses on violence and bullying in school and seek to understand the context of the school climate as contributors of these factors and, from this, to analyze pedagogical practices that are appropriate to fight violence and bullying in schools, as well as in the organization of a school climate favorable to students, to learning and the community around them. We analyzed these questions in a State College in Curitiba-PR. The methodology used with the students for the research was the quantitative approach through questionnaires, in addition a semi-structured interview with two pedagogues of College. About the quantitative results, what was most noticeable was the high level of bullying reported by the students and some aspects of the school climate, such as factors of aggressive relationship between teachers and students and lack of democratic management. As for the interview with the pedagogues, it was highlighted the mild treatment of aggressive behaviors and bullying as jokes.With theoretical background and research with Abramovay (2003), Berger and Lisboa (2009), Brunet (1999), Fante (2005), Galvão et al (2010) and more, it was possible to verify that schools have been struggling to "confront" the daily episodes of violence, without effective coping actions.Therefore, we sought to dialogue about pedagogical practices that can help in a positive school climate and, finally, to face violence and bullying in the school context. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Violencia escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Conduta | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
| Título: dc.title | Violência e relações interpessoais na escola : desafios para a prática pedagógica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: