Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Luciana Ribeiro, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Souza, Daiane Kock de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:00:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:00:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88955 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88955 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Luciana Ribeiro Pinheiro. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 62-64 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Sabe-se que a inclusão de crianças com paralisia cerebral na escola regular de ensino constitui-se como um desafio para os professores. Cada criança apresenta especificidades que estão relacionadas aos comprometimentos neurológicos e aos estímulos propostos em diferentes contextos. A partir dessa realidade, delineou-se esse estudo com a finalidade de investigar como os professores concebem a criança com paralisia cerebral, e de que forma viabilizam o processo de inclusão visando o desenvolvimento das mesmas. A pesquisa foi realizada com professores que atuam no ensino fundamental de 1o ao 5o ano, no município de Curitiba-PR, que tinham em sua sala, ou já tiveram, aluno com paralisia cerebral. Em termos metodológicos, caracteriza-se como um estudo exploratório- descritivo. Para a coleta e análise de dados, realizou-se uma entrevista com base em um questionário estruturado, contendo quatro questões objetivas e seis questões subjetivas. Organizaram-se as respostas em unidades de análise, adotando quatro eixos temáticos: o conhecimento do professor acerca da paralisia cerebral; a concepção do professor sobre a inclusão de crianças com necessidades especiais; como é a relação dele com o processo de inclusão de crianças paralisia cerebral; quais são as estratégias didático-metodológicas utilizadas visando a inclusão e o desenvolvimento da criança. Destaca-se que os resultados não podem ser generalizados em decorrência do número de participantes. No entanto, estudos cujos resultados possibilitem uma reflexão cerca da inclusão de crianças com paralisia cerebral podem contribuir na área da educação visto que trabalhos com essa temática ainda são poucos. Afinal, o desafio de incluir crianças com paralisia cerebral em classes regulares está posto e é necessário compreender melhor o processo, não apenas pela garantia de direitos legalmente previstos, mas por uma questão de respeito, de atuação enquanto cidadãos, e dignidade humana | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças com deficiência mental - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Título: dc.title | A concepção do professor acerca da inclusão dos alunos com paralisia cerebral, no ensino fundamental de 1° ao 5° ano da rede pública de Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: