Portfólio como instrumento nos processos avaliativos : apontamento de uma pesquisa-ação em uma unidade de educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoro, Catarina de Souza, 1966--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Cybelle Aparecida Batista de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:30:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:30:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88954-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88954-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Catarina Moro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 70-71-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho de Conclusão de Curso – TCC, aponta as considerações de uma pesquisa-ação desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI da cidade de Curitiba. Apresenta o projeto "Portfólios: uma construção educativa e permanente" que teve como partícipes todas as professoras da unidade em questão e propôs uma intervenção nos processos avaliativos, especificamente, com relação ao portfólio, que antes era construído de forma padronizada. Contextualiza a unidade em termos de estrutura física, profissional e de formação das professoras. Faz uma breve revisão bibliográfica que aborda as concepções de avaliação no contexto da Educação Infantil em seus aspectos legais e históricos. Defende os portfólios como instrumentos avaliativos com grandes possibilidades de acompanhar as aprendizagens e desenvolvimentos das crianças em suas potencialidades e individualidades, com vistas à avaliação formativa. Narra o percurso do projeto, apresentando os textos estudados pelas professoras e analisa a trajetória de cada turma na reconstrução dos portfólios, a partir dos resultados da intervenção na unidade analisando os materiais de cada turma. Problematiza os avanços e limites que o projeto enfrentou, considerando os apontamentos das profissionais envolvidas-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCreches-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectPortfólios em educação-
Título: dc.titlePortfólio como instrumento nos processos avaliativos : apontamento de uma pesquisa-ação em uma unidade de educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.