Trajetória de escolarização e profissionalização de professoras negras : perpepções e memórias

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPooli, João Paulo, 1955--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorAmaral, Claudemir do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:45:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:45:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88952-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88952-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. João Paulo Pooli-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 40-43-
Descrição: dc.descriptionResumo : Mulher negra, professora negra, dando voz aos sujeitos invisíveis nem nossa sociedade. Este trabalho investigou a trajetória de formação de duas professoras negras do município de Curitiba, Paraná. Utilizou-se como metodologia a história oral, a partir desses registros foram analisados fragmentos para esboçar os processos de formação da identidade dessas mulheres, considerando de raça e gênero. Discute-se o contexto das mulheres negras no Brasil, dando possibilidades de compreender por meio de uma análise interseccional das dinâmicas entre duas ou mais formas de opressão, refletindo sobre as maneiras de dominação e subordinação. O caso dessas duas educadoras entrevistadas é de exceção, é de sucesso, no entanto, mesmo assim, o processo de escolarização dessas sujeitas foi doloroso e difícil, tendo em vista que o imaginário social está arraigado de preconceitos. Terem encontrado o apoio familiar e de alguns professores, contribuiu para fortalecerem suas identidades de raça e gênero, de mulheres e negras-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectNegros - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectProfessoras negras-
Título: dc.titleTrajetória de escolarização e profissionalização de professoras negras : perpepções e memórias-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.