Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pooli, João Paulo, 1955- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Amaral, Claudemir do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:45:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:45:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88952 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88952 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. João Paulo Pooli | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 40-43 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Mulher negra, professora negra, dando voz aos sujeitos invisíveis nem nossa sociedade. Este trabalho investigou a trajetória de formação de duas professoras negras do município de Curitiba, Paraná. Utilizou-se como metodologia a história oral, a partir desses registros foram analisados fragmentos para esboçar os processos de formação da identidade dessas mulheres, considerando de raça e gênero. Discute-se o contexto das mulheres negras no Brasil, dando possibilidades de compreender por meio de uma análise interseccional das dinâmicas entre duas ou mais formas de opressão, refletindo sobre as maneiras de dominação e subordinação. O caso dessas duas educadoras entrevistadas é de exceção, é de sucesso, no entanto, mesmo assim, o processo de escolarização dessas sujeitas foi doloroso e difícil, tendo em vista que o imaginário social está arraigado de preconceitos. Terem encontrado o apoio familiar e de alguns professores, contribuiu para fortalecerem suas identidades de raça e gênero, de mulheres e negras | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professoras negras | - |
Título: dc.title | Trajetória de escolarização e profissionalização de professoras negras : perpepções e memórias | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: