Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Dennison de, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Mauren Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:00:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:00:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88938 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88938 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Dennison de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História. Defesa : Curitiba, 14/12/2023 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho busca refletir sobre o uso das histórias do Brasil em quadrinhos no ensino de História, considerando os fundamentos da literacia histórica, os quadrinhos como fonte histórica e suas possibilidades de contribuição para uma aprendizagem histórica significativa. Diante o paradoxo constatado entre, o interesse manifesto pelos estudantes a respeito do assunto Segunda Guerra Mundial e, a limitação/sonegação nos materiais e currículos escolares do país sobre o mesmo, objetiva-se a partir do acesso aos quadrinhos de guerra brasileiros, contribuir com a percepção da História como ciência multifacetada e fruto de escolhas. Produzidos entre as décadas de 1950-1970, diferenciam-VHGDV³KLVWyULDVRILFLDLV'YLVWRYDORUL]DUHPRVFLGDGmRV comuns envolvidos no conflito. A partir dessa reflexão, foi elaborado um material paradidático que apresenta a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, a partir da revista Combate n.38, na qual, a figura do Comandante da FEB (Força Expedicionária Brasileira), Marechal 0DVFDUHQKDVGH0RUDHVpLQWHUSHODGDHPKLVWyULDFRQKHFLGDFRPR³2HSLVyGLRGDVIDFDV'. Foram incluídas outras fontes para colaborar na problematização do conhecimento histórico. Além de interessante exercício historiográfico e pedagógico, interpelar os manuais escolares como manifestações de um projeto oficial de História, e indagar as fontes, a luz de outras histórias possíveis, pode corroborar no sentido de desnaturalizar o social, ou seja, na compreensão de que a sociedade foi historicamente construída e que, portanto, pode ser transformada. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work seeks to reflect on the use of Brazilian comic stories in History teaching, considering the foundations of historical literacy, comics as a historical source and their possibilities for contributing to significant historical learning. Given the paradox found between the interest expressed by students regarding the subject of the Second World War and the limitation/evasion in the country's school materials and curricula on the same, the objective is, through access to Brazilian war comics, to contribute to the perception of History as a multifaceted science and the result of choices. Produced between the 1950s and 1970s, they GLIIHUIURP³RIILFLDOVWRULHV'DVWKH\YDOXHRUGLQDU FLWL]HQVLQYROYHGLQWKHFRQIOLFW%DVHGRQ this reflection, a paradidactic material was created that presents Brazilian participation in the Second World War, based on the magazine Combate n.38, where, in the case of the latter, the figure of the Commander of the FEB (Brazilian Expeditionary Force ), Marechal Mascarenhas de Moraes, is questioned, in a story known as "O Episódio das Facas", in english, The Knives Episode. Other sources were included to collaborate in the problematization of historical knowledge. In addition to being an interesting historiographical and pedagogical exercise, interpellating school manuals as manifestations of an official History project, and inquiring into the sources, in the light of other possible stories, corroborates the sense of denaturalizing the social, that is, in the understanding that society was historically constructed and therefore can be transformed. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guerra Mundial, 1939-1945 | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Título: dc.title | A participação brasileira na Segunda Guerra Mundial : histórias do Brasil em quadrinhos no Ensino de História | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: