Eficiência operacional nas operações de crédito na cooperativa SICREDI Integração PR/SC

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Autor(es): dc.contributorFonseca, Marcos Wagner da, 1969--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas-
Autor(es): dc.creatorCoelho, Diego Rolin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:13:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:13:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-17-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88898-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88898-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcos Wagner Da Fonseca-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este projeto tem o objetivo de aprimorar a eficiência operacional no âmbito da lacuna existente entre a requisição de um crédito ou produtos de uma instituição financeira até a entrega ao associado. O estudo se dá na cooperativa de crédito Sicredi Integração PR/SC. Delimitamos nossa análise para mapear de maneira abrangente o lead time de alguns processos com o intuito de entender e melhorar o tempo de resposta ao consumidor final que, nesse contexto, elegemos o nosso associado, que é o Centro. No desenvolvimento desta iniciativa unimos gerentes de negócios que atuam diretamente com o mesmo sistema. Identificamos que para melhoria de gestão de tempo de um gerente de contas, que no dia a dia tem inúmeras atividades e metas, é de grande importância agilizar o atendimento ao associado em suas solicitações de crédito, principalmente, por estarmos convivendo com grande crescimento de bancos digitais e concorrentes que liberam de forma quase que imediata tal demanda. Sendo assim, a busca deste estudo é reduzir o número de solicitações em sistema operacional ou até mesmo centralizar, em sistema unificado. Por exemplo, quando um associado solicita um financiamento de veículo, o gerente de contas, ao atender à solicitação, muitas vezes se depara com a necessidade de atualizar o cadastro, demandando um dia em média. Posteriormente, são abertas solicitações para inclusão do bem a ser financiado e, caso a taxa não esteja adequada, uma exceção de taxa é solicitada. Em seguida, é elaborado um dossiê com os documentos necessários, consultas aos sistemas de proteção ao crédito, dados do veículo e, então, a proposta é cadastrada no sistema. Logo, o processo todo pode ocorrer em até 5 dias dependendo de valor e disponibilidade de outros envolvidos na análise. Portanto, o processo passa por diversas etapas, o que acaba consumindo o dia do gerente de contas, devido a outros atendimentos e visitas, acarretando, por consequência, atrasos até a entrega do planejado-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEficiencia organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectCooperativas de crédito-
Título: dc.titleEficiência operacional nas operações de crédito na cooperativa SICREDI Integração PR/SC-
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