Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Nelson Luiz de Sousa, 1932- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental | - |
Autor(es): dc.creator | Olinger, Julio Cesar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:09:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:09:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 1990 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88894 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88894 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Nelson L. de S. Pinto | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Hidráulica | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As realizações nas ultimas décadas de obras de descarga com quedas elevadas e vazões específicas crescentes, tem despertado em projetistas e pesquisadores um interesse especial pelos aspectos relacionados ao fenômeno da cavitação em superfícies irregulares sujeitas a escoamentos com altas velocidades. A prevenção da cavitação a partir do uso da aeração induzida nos escoamentos tem sido a técnica mais usual adotada nos projetos recentes. Com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos necessários a elaboração de projetos de aeradores mais eficientes, a aeração induzida vem sendo objeto de continuas pesquisas através de estudos em modelos experimentais e em protótipos. Entretanto, apesar dos avanços alcançados, ainda existem duvidas quanto a influencia de alguns parâmetros relacionados ao mecanismo de arraste de ar, no desempenho de aeradores. Esse trabalho apresenta, avalia e discute os resultados experimentais obtidos em um ejetor vertical projetado para a pesquisa sistemática da aeração induzida. A pesquisa procurou investigar a influencia e a importância de parâmetros físicos e geométricos no desempenho de aeradores. O efeito da diferença de pressão de um lado para outro do jato na sua forma e na capacidade de arraste de ar pelo escoamento foi estudado e analisado. Os resultados experimentais foram confrontados com resultados teóricos obtidos a partir de um método analítico proposto por GLAZOV [1984] para a avaliação do desempenho de aeradores. Adicionalmente, para beneficio de pesquisas futuras, foram determinados os coeficientes de descarga médios do equipamento experimental para diversas condições de aberturas nos dutos de aeração. | - |
Formato: dc.format | xxv, 129 f. : 74 il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cavitação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de irrigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Água - Aeração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recursos Hídricos | - |
Título: dc.title | Aeração em fluxos de alta velocidade : desempenho de ejetores verticais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: