
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lopes, Paula Born | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
| Autor(es): dc.creator | Mildemberger, Larissa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:31:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:31:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88877 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88877 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Paula Born Lopes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é uma das doenças crônicas não-transmissíveis de maior incidência mundial devido à piora dos hábitos alimentares e aumento do comportamento sedentário da população. Algumas comorbidades estão associadas ao diabetes, como a obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, doença vascular periférica e depressão. O exercício físico tem efeito preventivo, melhorando o metabolismo, a aptidão física e a saúde geral de pacientes com DM2. O objetivo dessa revisão da literatura foi analisar o efeito do treinamento resistido (TR) como intervenção não farmacológica no controle e tratamento da DM2. Foram incluídos 23 estudos, dentre eles artigos originais, revisões sistemáticas e meta-análises, publicados entre 2019 e 2023. Após a leitura dos artigos pode-se concluir que o TR tem efeito benéfico na redução da hemoglobina glicada (HbA1c), um dos principais marcadores biológicos do DM2; promove o transporte da glicose para dentro da célula por uma via independente da insulina; reduz os níveis de leptina, responsável pelo ganho de peso e resistência à insulina; reduz o risco de doenças cardiovasculares associadas ao DM2, entre outros benefícios, causando um efeito positivo no controle e tratamento da doença | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Diabetes | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Força - Exercicios fisicos - Treinamento físico | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Marcadores biologicos | - |
| Título: dc.title | Treinamento resistido como intervenção não farmacológica no tratamento do diabetes mellitus tipo 2 : revisão narrativa da literatura | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: