
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pereira, Julimar Luiz, 1971- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Preparação Física nos Esportes | - |
| Autor(es): dc.creator | Soubihe, João Victor Carnacini | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:30:08Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:30:08Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-16 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88876 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88876 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Julimar Luiz Pereira | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Preparação Física nos Esportes | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O tênis de campo é um esporte que tem aumentado significativamente o número de adeptos, porém um dos efeitos observados são os crescentes relatos de lesões osteomioarticulares entre os tenistas. Portanto, o objetivo deste estudo descritivo transversal é identificar a frequência e o local das lesões em praticantes de tênis de campo de Curitiba entre 18 a 60 anos; o estudo foi realizado através da análise dos dados coletados em questionário, aplicado em 34 praticantes de tênis de campo com pelo menos seis meses de atividade. Foram entrevistados tenistas de ambos os gêneros sendo 26 homens e 8 mulheres. A estatística descritiva foi inicialmente aplicada para caracterizar a amostra ou perfil dos participantes. As características antropométricas dos tenistas e o tempo e tipo de treinamento foram relacionados com a ocorrência de lesão relatada pelo praticante de tênis. Para verificar estas relações foi utilizado o teste Qui-Quadrado entre as variáveis observadas. Para análise utilizou-se o software SPSS, com nível de significância de 0,05. A média de idade dos 34 entrevistados foi de 35,5 anos (±11 anos), a média da massa corporal foi de 77,5 Kg (±18,47 kg), e a estatura média dos participantes foi de 178 cm (±1 cm). Quanto ao IMC, 20 participantes foram classificados como normais (59%), enquanto que 10 participantes (29%) foram classificados como sobrepeso. Em relação ao tempo de prática, 10 jogadores praticam o tênis há menos de 3 anos (29%), enquanto 17 (50%) treinam há mais de 4 anos e 7 jogadores possuem mais de 10 anos de experiência no tênis (21%). Dos participantes da pesquisa, 65% (n=22) treinam de 1 à 2 vezes por semana e 35 % (n=12) treinam de 3 a 4 vezes por semana. Dos entrevistados, 21 tenistas (61,8%) responderam ter sofrido algum tipo de lesão e 13 (38,2%) não relataram sofrer lesão. A única variável estatisticamente relacionada na presente pesquisa, foi o volume de treinamento semanal, onde a maior prevalência de lesão foi encontrada nos jogadores que treinam mais de 3 horas semanais (p<0,05). Os locais mais acometidos referente às n=21 lesões evidenciadas foram respectivamente, joelho (n=4, 11,8%), lombar (n=4, 11,8%), no tornozelo (n= 4, 18,18%), ombro (n=3, 8,8%), cotovelo (n=3, 8,8%), quadril (n= 1, 2,9%) e as localizadas na planta dos pés (n=1, 2,9%). Na presente pesquisa, 61,8% dos participantes relataram lesões e as mais frequentes foram de joelho, lombar e tornozelo, dentre as variáveis mais significativa identificada foi volume de treinamento | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tenis (Jogo) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ferimentos e lesões | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lesões esportivas | - |
| Título: dc.title | Prevenção de lesões em praticantes de tênis de campo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: