Desafios para o alfabetizar letrando : superando práticas tradicionais de alfabetização na educação infantil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSigwalt, Carmen Sá Brito-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorKomar, Cibelle Caroli Cit-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:40:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:40:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88866-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88866-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra Carmen Sá Brito Sigwalt-
Descrição: dc.description"Titulo diferente da folha de rosto retirado do termo de aprovação"-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 53-56-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho monográfico analisa a perspectiva denominada alfabetizar letrando e a prática pedagógica da Educação Infantil apontando a discussão sobre a polêmica de como trabalhar, nesta etapa educacional, o processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita. Trabalhamos com o seguinte problema: A prática pedagógica desenvolvida na Educação Infantil colabora para o desenvolvimento do alfabetizar-letrando? E como relevância para este assunto discutimos as práticas desenvolvidas na educação infantil que se relacionam ao processo de aquisição da língua escrita. Estas priorizam uma dimensão, ou seja, a alfabetizar enquanto domínio do sistema gráfico, outra, o letramento compreendido como uso e funções sociais do ler e escrever, não realizam um trabalho articulado das duas dimensões. Procura demonstrar que embora já exista um corpo teórico e prático para uma nova ação pedagógica onde o letramento e o alfabetizar sejam trabalhados de forma articulada, a análise de alguns materiais didáticos evidencia que ainda existe uma prática muito marcada apenas por atividades de domínio do sistema gráfico e secundarização do processo de letramento-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The present monographic work analyzes the literacy perspective and the pedagogical practice of Early Childhood Education, pointing out the controversy about how to work, in this educational stage, the process of acquisition and development of written language. We work with the following problem: The pedagogical practice developed in Early Childhood Education contributes to the development of literacy-literacy? And as relevance to this subject we discuss the practices developed in early childhood education that relate to the process of acquisition of written language. These prioritize one dimension, that is, to alphabetize as a domain of the graphic system, another, the literacy understood as use and social functions of reading and writing, do not perform an articulated work of the two dimensions. It seeks to demonstrate that although there is already a theoretical and practical body for a new pedagogical action where literacy and literacy are worked in an articulated way, the analysis of some didactic materials shows that there is still a practice very marked only by activities of the graphic system And secondarily the literacy process.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores e alunos-
Título: dc.titleDesafios para o alfabetizar letrando : superando práticas tradicionais de alfabetização na educação infantil-
Título: dc.titleO alfabetizar letrando e a prática pedagógica na educação infantil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.