
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Sérgio Gregório da, 1958- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
| Autor(es): dc.creator | Perru, Thais Fassina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:47:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:47:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88838 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88838 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Sérgio Gregório da Silva | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O movimento humano contempla uma relação de equilíbrio entre corpo e alma. Diversos fatores podem impactar nessa ligação e gerar padrões de descompensação e desalinhamento que repercutem no movimento corporal. Trata-se de uma revisão de literatura narrativa holística, com utilização de material que aborda direta e indiretamente a aplicabilidade do movimento corporal nos ambitos da vida humana, além de contar com uma análise subjetiva da prática do dia a dia. Com base na análise, é possível identificar a extrema importância do conhecimento sobre os Trilhos Anatômicos, obra de Thomas Myers, por parte do profissional do movimento, principalmente no reconhecimento e correção dos desequilibrios, além da preocupação com a parte emocional do individuo, que, inclusive, pode ser mais importante que o próprio corpo. Além disso, é possível relacionar o tema com a abordagem emocional utilizada por outros autores, como Nassim Taleb e Daniel Kahneman. Conclui-se que o movimento corporal organiza-se como um todo, mente e corpo, fatores extrinsecos e intrinsecos, relacionando-se entre si. O movimento corporal objetiva atingir o equilíbrio, porém também entende que o desequilibrio existe, sendo que a oscilação entre os dois garante a neutralidade no movimento. Este é o papel do profissional do movimento | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Movimento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Corpo humano | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educaçao física - Consciencia corporal | - |
| Título: dc.title | Autorreconhecimento corporal, a busca pela conexão entre corpo, alma e movimento : uma revisão narrativa | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: