Explorando percepções não visuais na educação básica : reflexões sobre o ensino da arte

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Luciana, 1970--
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Everton, 1987--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artes-
Autor(es): dc.creatorPereira, Marli Teresinha Rios-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:17:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:17:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2012-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88788-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88788-
Descrição: dc.descriptionOrientadores: Luciana Ferreira e Everton Ribeiro-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Licenciatura em Artes-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este artigo tem como proposta relatar e analisar um Projeto de Aprendizagem cujo tema partiu da análise do desenvolvimento das diferentes percepções humanas, excetuando-se a visão. O PA aqui analisado aconteceu sob o título "Sentindo o Mundo". Este projeto, realizado na Escola Professora Iraci Miranda Krüger, no município de Guaratuba, foi aplicado através da criação do "Laboratório de Sensações" durante o mês de novembro de 2011, com crianças entre 05 e 09 anos de idade. Ele teve como objetivos despertar nos alunos a consciência das diversas maneiras de explorar, sentir e perceber os sentidos do olfato, paladar, audição e tato e também de fazê-los passar pela experiência de perceber e explorar o mundo exterior sem o recurso da visão – a partir da percepção do espaço, dos sons, das texturas e da degustação. Desta maneira, foi possível levar até os alunos experiências até então não vivenciadas, onde objetos, alimentos e sons do cotidiano foram minuciosamente provados através dos diferentes sentidos.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Conhecimentos e aprendizagem-
Título: dc.titleExplorando percepções não visuais na educação básica : reflexões sobre o ensino da arte-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.