
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Luciana, 1970- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Everton, 1987- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artes | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Marli Teresinha Rios | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:17:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:17:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88788 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88788 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadores: Luciana Ferreira e Everton Ribeiro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Licenciatura em Artes | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este artigo tem como proposta relatar e analisar um Projeto de Aprendizagem cujo tema partiu da análise do desenvolvimento das diferentes percepções humanas, excetuando-se a visão. O PA aqui analisado aconteceu sob o título "Sentindo o Mundo". Este projeto, realizado na Escola Professora Iraci Miranda Krüger, no município de Guaratuba, foi aplicado através da criação do "Laboratório de Sensações" durante o mês de novembro de 2011, com crianças entre 05 e 09 anos de idade. Ele teve como objetivos despertar nos alunos a consciência das diversas maneiras de explorar, sentir e perceber os sentidos do olfato, paladar, audição e tato e também de fazê-los passar pela experiência de perceber e explorar o mundo exterior sem o recurso da visão – a partir da percepção do espaço, dos sons, das texturas e da degustação. Desta maneira, foi possível levar até os alunos experiências até então não vivenciadas, onde objetos, alimentos e sons do cotidiano foram minuciosamente provados através dos diferentes sentidos. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Percepção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Conhecimentos e aprendizagem | - |
| Título: dc.title | Explorando percepções não visuais na educação básica : reflexões sobre o ensino da arte | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: