Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barroso, Arthur Arrobas Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | Roncatto, Eduardo, 1994- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Curso de Especialização em Fitossanidade | - |
Autor(es): dc.creator | Wonsovicz, Jhenifer Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:04:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:04:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/88783 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88783 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Dr. Arthur Arrobas Martins Barroso | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Dr. Eduardo Roncatto | - |
Descrição: dc.description | Monografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Curso de Especialização em Fitossanidade. | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As plantas daninhas são responsáveis por perdas expressivas na qualidade e produtividade da cultura do trigo, entre os métodos de controle o uso de herbicidas é amplamente utilizado, entretanto o mesmo vem selecionando plantas daninhas com resistência, como o azevém. Estratégias de manejo vem sendo adotadas para minimizar os danos da competição, como a aplicação de pré-emergentes. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência no controle de azevém (Lolium multiflorum) com a aplicação de piroxasulfona em pré-emergência em sistema de semeadura convencional e plantio direto do trigo, analisando parâmetros produtivos na cultura como o número de plântulas de trigo por metro linear, o comprimento da espiga, o número de espiga por metro linear e o número de grãos por espiga de trigo, além dos parâmetros de controle como a frequência relativa do azevém por metro quadrado. Os tratamentos foram aplicados a dose de piroxasulfona de 75 g ia ha-1, 100 g ia ha-1, 150 g ia ha-1, testemunha (sem presença de azevém) e testemunha infestada com azevém sem aplicação. Os dados obtidos formam submetidos a análise de variância e comparadas pelo teste de Tukey à probabilidade de 5%. O uso de piroxasulfona obteve eficiência de até 96% no controle de azevém na cultura do trigo, aumentando a qualidade do potencial produtivo em média 35% ao relacionar a testemunha com a incidência de plantas daninhas, na qual o comprimento da espiga do trigo independente da dose utilizada obteve resultados similares, em decorrência a menor taxa de incidência de plantas daninhas. Para o número de espiga por metro linear verificamos que é uma característica menos sensível ao uso de piroxasulfona, e sim relacionada com a genética da cultivar, contudo para a variável do número de grãos por espiga, obteve resultados satisfatórios, destacando o tratamento T09, onde a cobertura era presente, que é um fator de extrema importância na supressão de plantas daninhas, mas com a ressalva de que a cobertura pode adsorver as moléculas do herbicida, diminuindo a eficiência de controle quando utilizada doses de 75 g ia ha-1, entretanto na dose de 150 g ia ha-1 em sistema de semeadura convencional, obteve efeitos negativos em decorrência a fitointoxicação, diminuindo em até 22% as plantas de trigo por metro linear. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trigo - Cultivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Erva daninha - Controle | - |
Palavras-chave: dc.subject | Herbicidas | - |
Título: dc.title | Eficiência de piroxasulfona para o controle de azevém na cultura do trigo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: