Escultura em metal : importância e trajetória na arte/educação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorResende, Lucia Maria Gonçalves de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artes-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Cristiane Lessmann de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:44:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:44:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-02-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88733-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88733-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Lúcia Maria Gonçalves de Resende-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Licenciatura em Artes-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho de conclusão de curso consiste em estudo teórico sobre a escultura, sua evolução, seu espaço através da história, e experiências realizadas em metal de forma a levar a utilização deste material e das técnicas propícias para a realização da escultura em metal nas escolas públicas. Nessa pesquisa foi elencado períodos históricos da arteeducação no Brasil, no que pode ser retratada a evolução desta através do tempo e a reflexão sobre o ensino da arte nas escolas públicas a partir da LDB e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Durante o processo de elaboração da monografia, fiz uso do desejo do trabalho com a escultura em metal, aliado com a vontade de difundir esta linguagem artística à comunidade em geral. Primeiramente foi feito um estudo sobre as técnicas e materiais pertinentes na área da fundição de metais, também na reflexão da viabilidade do uso de tais técnicas e materiais no âmbito escolar. Após esse momento prático e crítico, passei para pesquisa e experimentação de metais, tentando encontrar possibilidades de utilização da escultura em metal na sala de aula. Afinal o professor deve pensar em condições físicas, estruturais, materiais, e condizentes ao local de ensino e as condições pessoais dos alunos, como faixa etária, condição social e psicológica.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectRedação acadêmica-
Palavras-chave: dc.subjectEscultura de metal-
Palavras-chave: dc.subjectArte - Educação de jovens-
Título: dc.titleEscultura em metal : importância e trajetória na arte/educação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.