Descontruindo gênero nas brincadeiras da educação infantil

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Autor(es): dc.contributorRuggi, Lennita Oliveira, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorAnunciação, Luana Izabel Feitosa-
Autor(es): dc.creatorGarcia, Caroline Moraes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:45:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:45:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/88690-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/88690-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Lennita Oliveira Ruggi-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 44-47-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem a finalidade de mostrar o quanto o sexíssimo, machismo e o preconceito esta presente nos CMEI (Centros de Municipais de Educação Infantil), tanto no corpo educacional quanto no "estudantil". Estas questões são claramente expostas nas brincadeiras e brinquedos oferecidos para as crianças nos CMEI. "no âmbito educacional, é importante ressaltar que a inserção dos "temas" gênero, sexualidade e diversidade não implica necessariamente instaurar a diferença no currículo e na escola" (CESAR, 2009). Pretendemos mostrar que é possível viver em uma sociedade igualitária e sem preconceitos, educando as crianças para serem adultos conscientes e com empatia ao próximo. É de extrema importância desconstruir opiniões preestabelecidas sobre as brincadeiras machistas e sexista que a sociedade impõe a muito tempo nas escolas e Centros de Educação Infantil, não existe brincadeiras especifica para meninos ou para meninas, e sim brincadeiras para serem brincadas e crianças que gostam e precisam brincar.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This monograph has the purpose of showing how much sexism, chauvinism and prejudice are present in the CMEIs (Municipal Childcare Centers, in the acronym in Portuguese), both in education and in the student field. This questions are clearly exposed in games and toys offered to children in the CMEIs. "In the educational field, it is important to highlight that the insertion of themes ‘gender’, ‘sexuality’ and ‘diversity’ does not necessarily imply establishing the difference in curriculum and school" (CESAR, 2009).We intend to show that is possible to live in an egalitarian and unprejudiced society, educating children to be conscious adults with empathy by others. It is extremely important to deconstruct pre-established opinions about chauvinist and sexist jokes that society has long-time imposed on schools and Childcare Centers. There are no specific games for boys and girls and, rather, games to play and children who like to play.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPreconceitos-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeiras-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças-
Palavras-chave: dc.subjectCreches-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Título: dc.titleDescontruindo gênero nas brincadeiras da educação infantil-
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